Entrada com o pé direito
Foi um começo auspicioso o da jovem Seleção Nacional Sub-20 masculina no Campeonato da Europa (Divisão B), que esta sexta-feira se iniciou em Pitesti, na Roménia.
Competições | Seleções
13 JUL 2013
A equipa treinada por André Martins bateu na primeira jornada do Grupo B a Finlândia, por confortáveis 93-71. Segue-se a Bélgica.
Os jogos de preparação já tinham dado boas indicações, mas o selecionador nacional fez questão de avisar os seus jogadores de que a competição a sério seria diferente e que não se podia facilitar. Os jovens portugueses apreenderam a mensagem de André Martins e bateram a Finlândia fazendo uso de três armas importantes: bom arranque, confiança e defesa.“Começámos bem a competição. Conseguimos preparar bem o jogo e o facto de só termos sofrido 23 pontos na primeira parte foi decisivo. Conseguimos parar os pontos fortes da Finlândia e jogámos coletivamente”, constata André Martins.Mas tal como tinha sucedido na preparação, o treinador não quer que os seus jogadores se deixem deslumbrar com este primeiro resultado positivo até porque, recorda, o Europeu não termina aqui. “Não viemos à Roménia para ganhar apenas um jogo, temos objetivos. Por isso há que pensar já no próximo encontro, com a Bélgica, que certamente vai ser bem mais difícil que o de hoje. Eles também vêm de uma vitória e quem ganhar pode ficar numa posição privilegiada no que diz respeito à próxima fase”, alerta o técnico, acrescentando: “Estivemos bem, os atletas foram de uma entrega fantástica, mas foi apenas um jogo.”Finlândia 71-93 PortugalParciais: 11-18; 12-25; 21-31; 27-19Por Portugal alinharam e marcaram: Henrique Piedade, 13 pontosPedro Bastos, 10*Emanuel Correia de Sá, 4Júlio Silva, 2João Ribeiro, 5*Jonah Callenbach, 9*Miguel Cardoso, 14João Gallina, 0Diogo Ventura, 7Bruno Cabanas, 4*Artur Castela, 13*João Grosso, 12*Jogadores titulares