Portugal entra a vencer
Bola ao Ar em Matosinhos. Hoje realizaram-se os primeiros 8 encontros dos 62 que se jogarão no Europeu de Sub 16 Femininos. Realizou-se também a cerimónia de abertura do evento com a presença do Secretário Geral da FIBA Europe, Kamil Novak, do Presidente da C. M. De Matosinhos, Guilherme Pinto e de Mário Saldanha, Presidente da F.P. Basquetebol.
Competições | FPB | Seleções
1 AGO 2013
Portugal entrou em beleza no 1º dia de competição com uma importante vitória sobre a Dinamarca (35-83) numa partida em que dominou por completo as adversárias. No outro jogo do grupo C, a Alemanha cilindrou a Irlanda (38-88). Nos restantes jogos do dia, destaque para as vitórias apertadas de Israel sobre a Eslovénia (59-53) no grupo D onde a Polónia também entrou bem derrotando a Estonia (43-55). No Grupo B, A Inglaterra superiorizou-se à Roménia num jogo de emoções (55-58) e o Luxemburgo alcançou aquela que foi, provavelmente a surpresa do dia ao vencer a Finlândia por (48-45). Finalmente no Grupo A, Servia e Suiça foram mais fortes e impuseram resultados claros frente a Ucrânia 41-72) e Noruega (72-25).
Foi um jogo dominado de principio a fim pelas jogadoras lusas com particular destaque para as “torres gémeas” da equipa Maria Kostourkova (30 pontos e 15 ressaltos) e Chelsea Guimarães (19 pontos e 16 ressaltos) que limparam autenticamente as tabelas fazendo mais de 30 ressaltos e mais pontos (49) do que equipa adversária no seu conjunto.Logo no primeiro período, Portugal conquistou uma almofada de 11 pontos de vantagem, com excelentes 10 minutos iniciais (8-19). O segundo parcial foi o menos conseguido e permitiu às dinamarquesas vencer o período embora o intervalo chegasse com 21-30 favoráveis às lusas.A segunda parte foi demolidora com as jogadoras portuguesas a arrancarem para um triunfo confortável. O 3º período praticamente resolveu as dúvidas em relação ao vencedor do jogo com Portugal a fazer um score de 10-26 e a entrar no último período com 25 pontos à maior (31-56). Daí até final foi gerir, rodar a equipa e, inclusive, aumentar distâncias para uns esclarecedores 48 pontos de diferença (35-83).Amanhã, só se joga o Grupo A com a Bielorrussia a estrear-se na competição frente à Ucrânia (16.15 horas) e a Sérvia a defrontar a Suiça num duelo entre as duas formações que hoje triunfaram (18:30 horas).