Portugal superado pela Suiça

Portugal não começou da forma esperada a disputa do Grupo G para o apuramento do 9º ao 16º lugar, ao perder com a Suiça por 55-73.

Competições | FPB | Seleções
14 AGO 2013

Assim, o jogo desta quinta-feira frente a Roménia, líder isolada com duas vitórias, é de extrema importância para alcançar a melhor classificação possível. No início do segundo tempo, os comandados de Rui Alves pareciam bem encaminhados para a reviravolta no marcador (43-49), mas um último quarto, menos conseguido fazia cair por terra os interesses de Portugal.

O inicio do jogo ficou marcado por sucessivos erros dos jogadores portugueses, que após alguns cestos de fácil concretização falhados, faziam com que o adversário se afastasse no marcador. A meio do período, Rui Alves via-se obrigado a interromper o encontro, mas só a menos de 4 minutos do fim do período, Portugal conseguia somar os seus primeiros pontos. Isto depois de um parcial de 17-0 favorável aos helvéticos. Os minutos finais do 1º período foram de maior acerto para os jovens portugueses que ainda assim perdiam por treze pontos de diferença, no final dos primeiros 10 minutos (11-24).Até ao intervalo, a equipa portuguesa ainda foi capaz de baixar a diferença pontual para menos de 10 pontos (20-29), mas na segunda metade do período a fraca eficácia nos lançamentos de longa distância, voltavam a fazer subir a distância no marcador entre as duas equipas. O nervosismo apoderava-se dos atletas nacionais, que continuavam a desperdiçar cestos de fácil concretização, situação bem aproveitada pela Suiça para manter distâncias no resultado (24-40).O intervalo fez bem à formação portuguesa que iniciou o segundo tempo transfigurada para melhor. Com uma defesa do tipo zona, Portugal condicionou o adversário a apenas 9 pontos no 3º período, aumentando a sua produtividade ofensiva (19 pontos) para números mais condizentes com o que nos tem habituado. A diferença que separava as duas equipas (43-49) à entrada do derradeiro quarto deixava tudo em aberto.Mas no último quarto o conjunto português voltou a revelar imensos problemas com o controlo da posse de bola, oferecendo demasiadas vezes a bola ao adversário sem conseguir atacar o cesto. Situações bem aproveitadas pelos suíços para somarem pontos, que, para azar nosso, demonstravam ter a mão certeira nos tiros de 3 pontos nesta altura decisiva do jogo.Na equipa portuguesa, Carlos Cardoso (15 pontos, 4 ressaltos, 3 roubos de bola e 3 assistências) teve uma prestação bastante boa. Ricardo Monteiro voltou a somar um duplo-duplo (11 pontos e 14 ressaltos), bem como se revelou intimidador ao registar 5 desarmes de lançamento. Hugo Pereira acabou igualmente o jogo na casa das dezenas (12) em pontos marcados, a que somou 2 roubos de bola e 1 ressalto.

Competições | FPB | Seleções
14 AGO 2013

Mais Notícias