Semifinalistas apurados
Estão encontrados os quatro semifinalistas do Troféu António Pratas. SL Benfica “B”, Eléctrico FC, Dragon Force e Esgueira/OLI vão lutar pela conquista do primeiro troféu em disputa do calendário competitivo da Proliga.
Competições
29 SET 2013
A maior sensação acaba por ser o apuramento da equipa de Esgueira que bateu o Illiabum no jogo decisivo, já que nos restantes encontros, em teoria, os vencedores podem ser considerados de certo modo esperados.
O Esgueira/OLI, aproveitou bem o fator casa, para continuar a causar sensação no Grupo Centro Norte. O triunfo sobre o Illiabum por 79-71, coloca a formação de Esgueira na discussão pela conquista do primeiro Troféu em disputa no calendário das competições da Proliga desta temporada. Um arranque de temporada extremamente positivo para um clube histórico na modalidade que dá sinais de estar a voltar aos “bons velhos tempos.” Mas quem assistiu ao primeiro tempo deste derby, nunca poderia imaginar que a equipa de Esgueira conseguisse vencer. Isto porque, o Illiabum dominou em absoluto os primeiros vinte minutos. É verdade que o CP Esgueira, no final do primeiro tempo, através de uma defesa muito agressiva, começou a dar sinais de reagir, acabando por conseguir, depois do intervalo, uma reviravolta e uma vitória espetacular. A boa defesa da equipa do Dragon Force valeu-lhe a vitória frente ao Guifões SC (66-46), o 1º lugar do Grupo Norte e a respetiva passagem à fase decisiva do Troféu. Especialmente durante a 1ª parte, período em que os comandados de Moncho Lopez apenas concederam 15 pontos (7+8), pelo que ao intervalo a equipa do Dragon Force tinha o jogo praticamente resolvido ao intervalo (39-15). Pedro Bastos, com 14 pontos, voltou a ser o melhor marcador dos 12 jogadores utilizados pelo técnico espanhol, seguido depois por Miguel Queiroz e André Bessa ambos com 10 pontos. João Moreira (10 pontos e 8 ressaltos) foi o mais valorizado entre os jogadores do Guifões, cuja eficácia da linha de 3 pontos foi nula (0/20). O Eléctrico FC foi o grande vencedor do Grupo Centro Sul após um jogo extremamente disputado frente ao Casino Ginásio, decidido apenas no último quarto (65-60). Os alentejanos perdiam por dois à entrada do derradeiro período, fruto de um bom inicio de segundo tempo por parte do Ginásio, mas um parcial de 16-9 nos últimos 10 minutos coloca o conjunto de Ponte Sor entre os quatro candidatos à conquista do Troféu. Na equipa alentejana, Tiago Pinto (16 pontos e 9 assistências) Aylton Medeiros (11 pontos e 9 ressaltos) e João Lanzinha (12 pontos e 10 ressaltos) foram os que mais se destacaram. A dupla formada por Joaquim Soares (18 pontos e 7 ressaltos) e Filipe Pinheiro (16 pontos, 9 ressaltos e 4 roubos de bola) bem lutou por um resultado positivo para a equipa da Figueira da Foz.O SL Benfica “B” também vai estar presente nas meias-finais do Troféu António Pratas após a vitória sobre a Academia do Lumiar por 82-63. Os jovens benfiquistas, a jogarem no Pav. Fidelidade, desde quarto inicial (24-15) mostraram o desejo de seguir em frente na prova. Vantagem que foi sempre aumentando até ao final do 3º período (65-46) altura em que os encarnados tinham praticamente garantida a passagem à fase seguinte da competição.