Rui Alves: «Dar o máximo em cada jogo»
Depois de alguns anos a trabalhar com jovens, o treinador aceitou com entusiasmo o convite da Oliveirense para treinar uma equipa sénior na principal competição interna.
Competições | Treinadores
23 SET 2013
Numa cidade que gosta e vibra com basquetebol, e que viu a sua principal equipa ser promovida à Liga, Rui Alves traça como principal objetivo a permanência, não escondendo, porém, a intenção de “ir o mais longe possível em todas as competições”.
Sentia o desejo de voltar a treinar uma equipa sénior? Mais do que isso, sentia o desejo de treinar todos os dias, o que já não acontecia desde o encerramento do CNT Paredes. Na sua opinião, a metodologia de treino e os princípios que utilizava com os mais jovens adequam-se a uma equipa sénior? Naturalmente que o treino de jovens e de seniores têm especificidades próprias, mas o facto de pessoalmente estar ligado ao alto rendimento desportivo há mais de 10 anos tem-me ajudado bastante. De que forma pretende que a equipa da Oliveirense se apresente na LPB? Espero, antes de tudo, que os adeptos e simpatizantes da União gostem de ver a nossa equipa a jogar. Vamos ser uma equipa que vai dar o máximo em cada jogo para o vencer. Vamos tentar crescer ao longo da época, conseguir traduzir em jogo o trabalho duro realizado no dia-a-dia. O plantel dá-lhe garantias para fazer um bom trabalho? Ou são ainda esperados reforços para fechar o grupo? Apesar de termos começado há pouco tempo, tudo me leva a acreditar que temos um plantel muito disponível para trabalhar. A atitude dos jogadores tem sido exemplar e o grau de compromisso enorme. Ainda assim, não rejeitamos reforçar a equipa com jogadores que possam entrar na nossa dinâmica e que possam acrescentar valor. Já deu para perceber que é uma cidade que gosta e apoia o basquetebol? Eu gosto de desafios e de assumir responsabilidades. Todo o envolvimento à volta da equipa, que estou a sentir desde que cheguei, motiva-me bastante. Devo referir que fui muito bem recebido e que estou a adorar o clube e a cidade. Este é, acima de tudo, um projeto de formação, e queremos que as pessoas continuem a gostar e a apoiar o basquetebol, e com isso aumentar ainda mais o interesse o número de praticantes da nossa modalidade. A permanência é o objetivo definido para este ano de regresso ao escalão principal? Sim. Na LPB, a manutenção é o objetivo principal. O resto que seja o fruto do nosso trabalho. Nesta altura ainda não conhecemos o valor real das outras equipas, mas queremos ir o mais longe possível em todas as competições.