Sub-18 vencem torneio

O estágio da Seleção Nacional de Sub-18 Masculina terminou da melhor forma, com a equipa nacional a voltar a vencer o Torneio Internacional de Badajoz.

Competições | Seleções
18 ABR 2014

Depois da vitória na meia-final frente à equipa do Real Canoe (80-54), os jovens portugueses bateram no jogo da final o Estudiantes de Madrid por 80-59. Com apenas quatro dias de trabalho, a equipa portou-se bastante bem, ainda que haja um longo caminho a percorrer de forma a que a equipa se apresente no próximo Europeu da forma mais competitiva possível.

O estágio começou com quinze jogadores e, embora o tempo de trabalho tenha sido curto, os jogadores foram incansáveis na tentativa de assimilarem o máximo de informação possível. A entrega foi total, bem com a disponibilidade mental para trabalharem, embora se tivesse sentido a sobrecarga de esforço a que a grande maioria está sujeita nesta fase da temporada.Apesar de todo o esforço e empenho do grupo de trabalho, dois jogadores, Benvindo Mendes e Hugo Pereira, não acompanharam a equipa a Espanha, embora nesta fase nada esteja decidido relativamente às escolhas finais.No jogo da meia-final, e depois de uma primeira parte equilibrada, a equipa conseguiu melhorar do ponto de vista ofensivo, nomeadamente no tiro exterior. O dinamismo ofensivo da equipa, sempre a procurar o melhor jogador em condições para atirar ao cesto, bem como o controlo da tabela defensiva, permitiram que o resultado naturalmente se fosse desnivelando.A história da final não foi muito diferente, ainda que neste jogo a circulação da bola no ataque, assim como a concentração, especialmente nos primeiros 20 minutos, não tenha sido a ideal. A equipa revelou alguma ansiedade, ter em conta a estreia de alguns atletas a este nível, não foi capaz de marcar os ritmos do jogo, e sentiu dificuldades na defesa do 1×1. Assim que elevou a sua intensidade defensiva, cumpriu com o plano de defesa dos bloqueios diretos e conseguiu melhores leituras ofensivas, a diferença pontual que separava as duas equipas disparou.O objetivo primordial foi conseguido, observar o grupo dos 15 jogadores, proporcionar-lhes minutos e experiência internacional, sem que isso tenha significado comprometer a vertente desportiva. Naturalmente que serão tiradas ilações para o futuro, sendo que este estágio servirá de base para o trabalho final do verão, tendo em vista a participação da equipa no Campeonato da Europa – Divisão B, que se irá disputar em Sófia, Bulgária.O atleta Diogo Brito foi distinguido como o melhor marcador do torneio, mas a vitória foi coletiva, em que fizeram parte os seguintes jogadores: Carlos Cardoso, João Oliveira, Pedro Oliveira, Filipe Ferreira, João Silva, João Lucas, Guilherme Pires, Diogo Araújo, Miguel Ferrão, Pedro Rodrigues e Jorge Pires.

Competições | Seleções
18 ABR 2014

Mais Notícias