Montenegro demasiado forte

Chegado a Strumica, e depois de disputada a 1ª jornada do Grupo D, o selecionador nacional cedo concluiu que a seleção de Montenegro era inequivocamente de um nível superior da restantes.

Competições | Seleções
23 AGO 2014

O jogo desta sexta-feira confirmou isso mesmo, já que a equipa nacional foi batida por 47-73. Se a tarefa já se antevia complicada, mais ainda ficou após o final do 1º período (10-22), uma vez que, com 12 pontos de desvantagem, o conjunto nacional ficou obrigado a correr atrás de um considerável prejuízo.

Para além de ter perdido a luta das tabelas (35/48), Portugal voltou a não estar brilhante nas percentagens de lançamento, algo que em nada contribui para o sucesso ofensivo da equipa comandada por Raul Santos.

 

Após ter terminado a 1ª parte a perder por 17-39, um resultado que reflete os problemas de Portugal em fazer pontos, a equipa surgiu melhor no inicio da etapa complementar. A primeira parte do jogo foi caracterizada pelo elevado ritmo imposto pelo adversário e apesar da boa replica dos jovens portugueses o momento de concretizar algumas boas acções ofensivas revelou-se pouco acertivo e a capacidade técnica e física da selecção de Montenegro fez-se sentir nas várias áreas do jogo.

 

Após o intervalo e com uma atitude excelente, os jovens portugueses conseguiram ultrapassar algumas das dificuldades iniciais e obtiveram um parcial de 17-13 a favor das cores nacionais.

 

Mas o rendimento da equipa não se manteve nos últimos 10 minutos, com Montenegro a mostrar toda a sua qualidade ofensiva no último período (21-13). Os 20 turnovers cometidos pelos jovens portugueses em nada favoreceram a exibição lusa, bem como a dependência do jogo exterior quando a pontaria não é a melhor. No entanto, é de realçar a que a segunda parte terminou com a desvantagem de 4 pontos, revelando uma excelente reação às dificuldades encontradas durante a primeira parte.

 

Gonçalo Madureira (6/7 de 2 pontos e 1/2 de 3 pontos) foi uma exceção a essa ineficácia, já que converteu 15 pontos e com enorme aproveitamento. Airton Fernandes (10 pontos e 4 ressaltos) foi o outro elemento de Portugal a terminar o encontro na casa das dezenas.

Competições | Seleções
23 AGO 2014

Mais Notícias