Portugal vai discutir a permanência com a Suécia

A Seleção Nacional defrontou uma equipa da Croácia, que se bateu de igual para igual com a Seleção de Espanha na 1ª Fase, e com a Turquia (no último jogo da 2ª Fase do Europeu) o que por si só mostra a capacidade e experiência do seu plantel.

Competições | FPB | Seleções
8 AGO 2014

Portugal teve uma tarefa muito complicada pela frente e o resultado desfavorável de 41-75 confirma o elevado grau de dificuldade do jogo, desta sexta-feira da equipa portuguesa.

No inicio do jogo houve equilíbrio, e um primeiro triplo de Carolina fazia com que a equipa acreditasse que era possível disputar o jogo. Aos 5 minutos, Portugal estava na frente por 6-5, mas a Croácia, mais serena, passa para a frente tendo terminado o primeiro parcial já na frente por 16-10.

 

No segundo quarto, Portugal foi mais intranquilo, com alguns turnovers, pois o adversário, aumenta  a pressão estendendo a defesa todo campo com uma zona press, ora roubando a bola, ora retirando tempo ao ataque luso. Até ao intervalo, a Croácia marca mais 25 pontos, contra 13 de Portugal.

 

Na segunda parte, Portugal consegue criar na parte inicial mais problemas à Croácia, obrigando o treinador adversário a parar o jogo. A paragem serviu para que a Croácia serenasse, retificando as escolhas ofensivas, procurando tiros mais eficazes, muito pela ação de Josipa Silov (15 pontos). Portugal voltou a ser pouco eficiente a lançar ao cesto, como demonstram as percentagens de lançamento obtidas pelas duas equipas (eficácia de 2 pontos da Croácia 52,9% contra 33,3% de Portugal).

 

A dificuldade de Portugal para encurtar distâncias manteve-se no decorrer do ultimo período, e assim a Croácia venceu com naturalidade, por ser uma equipa mais evoluída, mais experiente, e mais eficaz. Portugal também não esteve feliz na concretização  na linha de 3 pontos, com apenas 3 triplos marcados em 19 tentativas, apesar da base Carolina Rodrigues ter sido a melhor marcadora com 9 pontos.

 

A equipa nacional joga este sábado, a permanência na Elite do basquetebol europeu, com a Suécia que hoje perdeu com a Eslováquia por 42-57. O jogo realiza-se  às 12.45 (hora portuguesa).

 

A Suécia é uma equipa difícil, muito física, e com cinco jogadoras com mais de 1.80m. Será um jogo onde as nossas jogadoras irão dar tudo por tudo para vencer e fazer com que o sonho da permanência na Divisão A se possa tornar realidade.

Competições | FPB | Seleções
8 AGO 2014

Mais Notícias