Portugal estreia-se a vencer na Divisão A
Na luta pela manutenção na Divisão A, Portugal conseguiu uma importante vitória frente a equipa da Dinamarca por 65-43.
Competições | FPB | Seleções
5 AGO 2014
As jovens portuguesas começaram o jogo decididas a conquistar o seu primeiro triunfo na competição. Os vinte e um pontos de vantagem amelhados durante o 1º tempo (44-23), eram o refelexo do cumprimento do plano de jogo, bem como davam tranquilidade e uma diferença pontual confortável de gerir na etapa complementar.
Portugal cruzou-se com a Dinamarca, um conhecido adversário presente no Torneio Internacional da Covilhã, com o qual Portugal já tinha realizado 3 jogos.
A equipa lusa, não relaxou por esse facto, e tinha a lição bem estudada com um primeiro período quase perfeito. Uma entrada muito concentrada a explorar a sua referência interior Beatriz, procurava as linhas de passe resultantes das ajudas interiores, e à conta disso Catarina Miranda faz um registo de 3 triplos marcados em 3 tentados.
A Dinamarca revelava muitas dificuldades, á procura da sua referência interior Lena Svanholm, a melhor marcadora da equipa nos jogos da Dinamarca com os seus 1,93 mt, é muito versátil passando por todas as posições, ora a lançar de frente, ora nas posições de poste, no entanto a defesa portuguesa estava muito atenta a ela, umas vezes com Eliana Cabral na marcação, ou com Beatriz Alves, e Leonor Nunes, Lena não se conseguia libertar, e jogar o normal.
O primeiro parcial terminava 9-24, e até mesmo no 2º, Portugal continuava a jogar bem, mesmo com a rotação de jogadoras de um lado e do outro, Portugal era seguro nas suas ações embora a Dinamarca tenha encetado uma ligeira melhoria. Ao intervalo a diferença já estava na casa das duas dezenas. (44-23).
Na vinda do balneário, a Dinamarca apareceu mais agressiva, estendendo a defesa para todo campo, retirando por vezes tempo ao ataque português. Ao 3º minuto Jordão faz a 3ª falta, e vem para o banco, Eliana tomou conta das tarefas do ressalto capturando 12 ressaltos, 7 dos quais no ataque.
A Dinamarca mostrava-se mais atrevida e acaba por tornar o 3º parcial favorável com 12-10, aparecendo Emma Leisner com 2 triplos, e a entrada no derradeiro período dava mostras de alguma incapacidade de aproximação da Dinamarca, Portugal defendia melhor e mantinha alguma margem de conforto, que nunca baixou os 15 pontos de diferença.
Com todas as jogadoras disponíveis a participar no jogo, Portugal estreou-se a vencer nesta Divisão A. Destaques para Beatriz Jordão com 17 pontos e 8 ressaltos, Eliana Cabral (5 pontos e 12 ressaltos) e Mariana Silva (12 pontos em apenas 9 minutos), embora esta última tenha jogado condicionada pelas faltas.
Na bancada voltámos a ter a presença da Ticha, e do nosso compatriota e Árbitro do Europeu representante de Portugal, José Abreu, a apoiar a nossa seleção, e sem faltar a nossa falange de apoio dos pais portugueses.
Esta quarta-feira Portugal defronta a Sérvia às 13h45, a qual jogou e venceu a Eslováquia por 4 pontos de diferença, 69-73, na 3ª jornada do Grupo G.
Ficha de Jogo:
Árbitros:
Tamas Foldhazi (Hungria)
Marco Vladic (Austria)
Jelena Tomic (Croácia)
Períodos:
9-24; 14-20; 12-10; 8-11.
PORTUGAL 65
Carolina Rodrigues 5; Ana Rua; Susana Carvalheira; Margarida André 2; Beatriz Alves 4; Mariana Silva 12; Eliana Cabral 5; Constança Neto; Helena Pinheiro 5; Beatriz Jordão 17; Leonor Nunes 4; Catarina Miranda 11.
DINAMARCA 43
Caroline hyldahi; Julie Jungslund 1; Trine Drejer 4; Cecilie Dannisgard 5; Emma Leisner 6; Maria Hoegh 9; Caroline Martin 4; Tilde Christensen; Adrea Hageskov 2; Sophia Larsen 4; Albert Nilsen 2; Lena Svanholm 6.