Sp. Braga campeão distrital Sub18 Masculinos

A equipa Sub18 do Sp. Braga conquistou esta manhã mais um título distrital, o terceiro, após vencer no 3º jogo da final a formação da ATC por 51-45.

Associações | Competições | FPB
19 DEZ 2014

Numa jornada de excelente propaganda para a modalidade, com as bancadas do renovado Pavilhão de Lamaçães completamente cheias, Sp. Braga e ATC proporcionaram um jogo intenso e disputado até aos últimos segundos.

 

Tal como acontecera no jogo 2, a equipa do Sp. Braga conseguiu uma importante vantagem de 8 pontos (10-2) logo nos minutos iniciais, obrigando Fernando Oliveira a parar o jogo. Paragem que fez bem à formação da ATC que conseguiu corrigir as movimentações defensivas e com melhor acerto nos lançamentos, chegou à liderança com 2 lances livres convertido por Rui Ferreira (13-14). Apesar da boa recuperação, era o Sp. Braga quem liderava no final dos primeiros dez minutos, 16-14, através de um ressalto ofensivo concluido com sucesso por Rafael Viana.

 

O 2º período acabou por ser penalizador para a ATC, já que só à passagem do 7º minuto conseguiu marcador os primeiros pontos por intermédio de Bruno Monteiro. Neste período, os bracarenses aproveitaram para aumentar a vantagem, que chegou a ser de 10 pontos, a 1 minuto do intervalo quando Afonso Coelho acertou o primeiro lançamento de 3 pontos do encontro. Ainda havia tempo para a ATC recuperar, primeiro por Miguel Pinto ao converter 2 lances livres e depois sob a buzina, Carlos Braga a converter também ele um lançamento de 3 pontos, fixando o marcador em 28-22, quando as duas equipas regressavam ao intervalo.

 

Tudo em aberto para a 2ª parte, que trouxe um Sp. Braga mais forte nos minutos iniciais, conseguindo a maior vantagem do desafio (38-26) por João Braga, quando faltavam 6 minutos para o final do período, obrigando a nova intervenção de Fernando Oliveira, que chegou em boa hora para a sua equipa. Rodrigo Bobzien, que até aqui vinha a fazer um bom jogo, acabaria por sair do encontro por acumulação de faltas. A partir daqui, a formação de Joane reentrou no jogo, com Miguel Pinto a assumir o seu estatuto de MVP da partida, e colocava a sua equipa a 5 pontos do Sp. Braga, há entrada do último período.

 

Com tudo por decidir nos últimos minutos, assistiu-se a momentos de grande intensidade com as duas equipas na busca do melhor resultado. Rafael Viana e Jorge Silva no Sp. Braga estavam á beira da exclusão por acumulação de faltas, logo nos minutos iniciais. Carlos Braga numa penetração para o cesto colocou a ATC a apenas 4 pontos (47-43) com 4 minutos para jogar, com Rafael Viana a responder logo de seguida aumentando a vantagem novamente para 6 pontos. Na sequência de uma falta técnica assinalada ao banco bracarense, Miguel Pinto não conseguiu aproveitar o lançamento livre mas na reposição Simão Oliveira acabaria por tirar a 5ª falta de Rafael Viana, deixando de fora um jogador que mais intervenção tinha no jogo bracarense. Simão aproveitou os 2 lances livres para recolocar a ATC a 4 pontos do Sp. Braga, quando faltavam 55s para o final. Era o tudo por tudo das duas equipas. Adão Barbosa vestiu a capa de salvador conseguindo 2 preciosos pontos numa penetração para o cesto, com falta. No lançamento livre a formação do Sp. Braga conseguiu o ressalto ofensivo mas Nuno Gonçalves não conseguiu manter a posse bola, permitindo a Miguel Pinto uma tentativa de 3 pontos não concretizada. A formação da ATC ainda tentou parar o cronómetro cometendo uma falta mas já pouco havia a fazer e o Sp. Braga acabaria por reconquistar o título, perdido na época passada para a formação da ATC.

 

Numa grande final, merecem destaques individuais Rafael Viana com 15 pontos, 7 ressaltos e 6 roubos de bola, bem acompanhado por Diogo Bargas (9 pontos) e Rodrigo Bobzien com 7 pontos.

 

Na formação da ATC, Miguel Pinto foi o mais valorizado do encontro somando 10 pontos, 14 ressaltos e 6 roubos de bola. Carlos Braga com 13 pontos e 7 ressaltos e Simão Oliveira com 10 pontos também estiveram em bom plano.

 

A equipa do Sp. Braga irá disputar a fase de qualificação para o Campeonato Nacional da categoria, que tem inicio no próximo fim de semana de 12/13 de janeiro, frente à formação do Gumirães, de Viseu.

 

Estatística http://bit.ly/1wbFHvL

 

Associações | Competições | FPB
19 DEZ 2014

Mais Notícias