Benfica campeão
O SL Benfica confirmou dentro de campo o favoritismo que lhe era apontado para conquistar o título de campeão nacional de sub-20 masculino.
Competições | FPB
24 MAI 2015
Os encarnados venceram no último dia de competição o Vasco da Gama por 81-52, terminando assim invictos esta fase final disputada em sua casa. A formação benfiquista não só venceu, como também se superiorizou de forma inequívoca a todos os adversários que defrontou ao longo de toda a prova. O Odisseia Basket, venceu na 3ª jornada o Maia Basket (90-80), e acabou por terminar a competição em 3º lugar.
Os minutos iniciais foram muito equilibrados e a prova disso mesmo é que a pouco mais de um minuto do final do 1º período o resultado registava um empate a 15 pontos, e apenas um ponto separava as duas equipas no termo do quarto inicial (18-17). Apesar de se manter sempre na liderança, o Benfica só depois de um parcial de 11-0 conseguiu distanciar-se no marcador (34-21). Um triplo de Diogo Gameiro dava a vantagem máxima aos encarnados (39-22), num período nada favorável ao Vasco da Gama nos dois lados do campo. Quatro pontos consecutivos de João Oliveira ajudam a minimizar a diferença (39-26), fixando o resultado final da 1ª parte. No final dos primeiros 20 minutos, o Benfica dominava as tabelas (25-14), e já tinha conquistado 10 ressaltos ofensivos, do lado do Vasco da Gama, os triplos não caíam (1/9 – 11.1%).
O mau momento do Vasco da Gama prolongou-se no reatamento do jogo, com a equipa do Porto a somar um ponto nos primeiros 5 minutos da etapa complementar. Os benfiquistas, naturalmente, aproveitaram para dilatar a vantagem, e seria um cesto de Sérgio Silva a fazer subir a diferença pontual para os vinte pontos (48-27). No final do 3º período, a almofada pontual conquistada pelo Benfica (60-35) deixava antever que o titulo já não lhe fugiria. Nem assim o conjunto lisboeta abrandou o seu ritmo, e a meio do último a vantagem era ainda mais larga (71-42). Até final nada se alteraria, 10 pontos para cada lado, e o resultado final de 81-52 proporcionava mais um titulo para o basquetebol do Benfica.
O base Diogo Gameiro, com 20 pontos, foi melhor marcador do jogo, num encontro em que Artur Castela (14 pontos e 12 ressaltos) foi importante nos dois lados do campo. Sérgio Silva (15 pontos e 6 ressaltos) acabou por ser dos mais regulares na equipa do Benfica, tal como Aljaz Sultej (11 pontos, 4 ressaltos e 7 assistências).
Os vascaínos, embora melhorassem no 2º tempo, perderam a luta do ressalto (29-47), e não estiveram nada felizes nos lançamentos de longa distância (3/20 – 15%). João Oliveira (14 pontos e 8 ressaltos) acabou por ser o elemento em maior destaque na formação do Vasco da Gama.
Odisseia Basket terminou com uma vitória
Tudo parecia encaminhar-se para um triunfo tranquilo do Maia Basket diante do Odisseia Basket, já que com 12 minutos jogados os maiatos já venciam por vinte pontos de diferença (30-10). Uma diferença encurtada para metade em tempo de intervalo (42-32), com a formação lisboeta a ganhar novo alento para o segundo tempo.
O bom momento do Odisseia prolongou-se no arranque da etapa complementar, e bastaram pouco mais de 3 minutos para se colocar à distância de dois pontos (42-44). Pouco tempo depois era de um, e já perto do final do período chegou o comandar o jogo (54-52). Nos instantes finais o conjunto nortenho reagiu e terminou na frente o quarto (64-59). O jogo estava emotivo, e a 4 minutos do final empate a 70 pontos. Mas um parcial de 10-1, favorável ao Odisseia Basket (81-71), com 1.20 minutos para jogar, carimbou o triunfo da equipa de Lisboa neste último encontro da competição.
Mais uma bela prestação de Pedro Meireles, autor de um duplo-duplo (27 pontos e 12 ressaltos), a que somou 3 roubos de bola, 1 assistência e 1 desarme de lançamento. Miguel Marques (18 pontos, 3 roubos de bola, 2 assistências e 2 ressaltos) esteve igualmente a bom nível, assim como Renato Ribeiro (12 pontos e 5 ressaltos).
David Jorge (25 pontos e 4 ressaltos) voltou a ser o melhor marcador do Odisseia, seguido depois por José Martins, ficou a um ressalto de um duplo-duplo (17 pontos e 9 ressaltos), e Américo Matos, autor de 14 pontos, 8 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola.
Classificação final:
1º SL Benfica
2º Vasco da Gama
3º Odisseia Basket
4º Maia Basket