Sub-20 terminam em 6º

O campeonato não terminou da forma desejada pela Seleção sub-20 feminina, já que as jovens portuguesas foram superadas pela Itália (71-83) no jogo de atribuição do 5º lugar.

Competições | FPB | Seleções
12 JUL 2015

Um resultado que não retira brilhantismo à participação da equipa na competição, pois um 6º lugar na Divisão enche de orgulho todos aqueles que gostam da modalidade. Mas mais do que a posição final, fica a imagem deixada pela equipa, tendo conseguido sempre ser competitiva frente às principais potências europeias. Está pois de parabéns todo o grupo de trabalho, com o selecionador Eugénio Roddrigues à cabeça, sendo certo que o futuro do basquetebol feminino está assegurado e promete muitas alegrias. A chegada da equipa está prevista para a próxima segunda-feira, dia 13, no seguinte voo: IB 3106   13 JUL MADRID / LISBOA HS1  19H40   20H00

 

O jogo até começou bem para a equipa portuguesa, com a defesa a voltar a ser a imagem de marca, facto que naturalmente contribuiu para o sucesso ofensivo durante o 1º período (17-7). Mas tudo se alteraria no 2º quarto, principalmente no capítulo defensivo. Os 14 pontos marcados por Portugal, em circunstâncias normais, teriam bastado para a formação lusa manter-se no comando do jogo, o problema foi os 24 pontos sofridos até ao intervalo (35-31).

 

Três triplos consecutivos por parte da Itália entre o final do 3º período e o inicio do 4º, deram o mote para um parcial negativo de 0-11, e colocaram Portugal em maus lençóis. A vantagem pontual disparou para cima dos vinte pontos (66-45), isto com menos de 10 minutos para jogar no encontro, nada que tivesse feito à equipa nacional de deixar de correr atrás do prejuízo.

 

O cansaço acumulado não ajudava, bem como a sobrecarga de jogos de elevado nível competitivo, que obrigaram sempre Portugal a jogar em superação. A grande diferença neste encontro esteve na eficácia revelada pelas duas equipas da linha de três pontos, uma vez que a Itália converteu 16 dos 29 lançamentos que tentou (55.2%), e Portugal quase em igual número de tentativas (27) concretizou apenas 7 (25.9%).

 

Nos restantes capítulos do jogo, a equipa nacional esteve melhor, nomeadamente na luta das tabelas (37-31) tendo conquistado o dobro dos ressaltos ofensivos (12-6), cometeu menos turnovers (11-13) e roubou mais bolas (7-5).

 

Um ano após a subida de divisão, Portugal faz história no basquetebol feminino com a conquista de um 6º lugar, que só não foi melhor porque do outro lado estava a selecção medalhada com o bronze do último Europeu.

 

Mais um magnífico desempenho de Laura Ferreira, uma das figuras deste Europeu, autora de 25 pontos, 14 ressaltos e 2 roubos de bola, bem como de Josephine Filipe (17 pontos e 5 ressaltos), que impressionou pela sua regularidade e qualidade exibicional.

Competições | FPB | Seleções
12 JUL 2015

Mais Notícias