Festa em S. Pedro do Sul

A cidade de S. Pedro do Sul, ao organizar a fase final do Troféu António Pratas -  LPB volta a receber um ponto alto do calendário competitivo da modalidade.

Competições | FPB
22 SET 2015

Terminada que está a fase de grupos, quatro equipas vão lutar pelo primeiro título da época, sendo que já estão definidas as meias-finais da prova. As duas realizar-se-ão no próximo sábado, dia 26 de Setembro, estando a primeira agendada para as 16 horas, que colocará frente a frente os vizinhos Ovarense Dolce Vita e UD Oliveirense. Duas horas mais tarde, e passados que estão quase três anos, SL Benfica e FC Porto voltam a defrontar-se no principal escalão do basquetebol nacional. Muita rivalidade, muita emoção, certamente bons momentos de basquetebol, motivos mais do que suficientes para acompanhar a fase decisiva do troféu.

 

O SL Benfica tem tido, com todo mérito, nos últimos anos a hegemonia do basquetebol português, fruto do seu trabalho e ambição renovada. Algo que o clube, treinadores e jogadores querem ver prolongado este ano, mas para que isso aconteça os encarnados terão que se reinventar depois de algumas mudanças no plantel. O novo desafio de Carlos Lisboa, mesmo sem nunca ter abdicado da base que tanto sucesso e títulos tem dado ao clube, é voltar a juntar as peças e conseguir faze-lo funcionar como um todo ao longo da temporada.

 

A meia-final frente aos dragões será já um importante teste ao estado de evolução na construção da nova equipa, embora num contexto que servirá igualmente para perceber quais os mais aptos para lidarem e renderem num clube que é campeão, em que é o alvo a abater e a exigência é máxima.

 

Os dragões regressam em força à Liga, dispostos a lutar por títulos, mesmo sabendo que não será fácil destronar os benfiquistas. Moncho López recrutou jogadores de grande qualidade, construiu um grupo de trabalho com muitas soluções e enorme margem de progressão. Será curioso acompanhar, tendo em conta tão curto espaço de tempo de preparação, qual a resposta imediata dos dois clubes, se bem que os azuis e brancos se apresentarão já dispostos a tentar alcançar o sucesso.

 

Para bem do basquetebol nacional, mais um grande clube está de volta à principal competição, e quem já não tem saudades de assistir a um clássico como este, e logo na decisão por um lugar na final do primeiro troféu em disputada desta temporada.

 

Ovarense e Oliveirense são velhos conhecidos na modalidade, que pela sua proximidade geográfica despertam saudáveis rivalidades antigas. Os duelos entre estas duas equipas são sempre especiais, e mais ainda se tornam quando em causa está o acesso a uma final.

 

Os vareiros tiveram um comportamento muito positivo durante a fase de grupos, tendo terminado invictos a primeira fase da competição. O triunfo diante do FC Porto naturalmente que merece maior destaque, mas serve fundamentalmente para provar que a formação de Ovar pretende dar continuidade à competitividade demonstrada na fase final da época passada. Já a Oliveirense, procura e trabalha para recuperar um estatuto que já dispôs no basquetebol português, na certeza porém que na última temporada importantes passos foram dados nessa direção.

 

As duas equipas reforçaram-se para esta temporada, se bem que seja mais notório um trabalho de continuidade na equipa de Ovar. Não só porque manteve um núcleo bastante alargado de jogadores, como também renovou com o treinador. A Oliveira de Azeméis chegou um novo técnico, que terá a sua filosofia, os seus métodos próprios, que necessita de mais tempo para implementar o seu jogo, embora tenha tido a preocupação de manter a base da equipa da época transacta.

 

Convivio Minibásquete e II Clinic Clube Bola Basket

 

Paralelamente ao evento principal, a Associação de Basquetebol de Viseu tem programadas outras atividades como o Convívio Minibásquete, no dia 26 de Setembro, e no dia seguinte, o II Clinic Clube Bola Basket. Para mais informações consulte os anexos desta noticia.

Competições | FPB
22 SET 2015

Mais Notícias