FC Porto conquista Supertaça Ibérica

O FC Porto conquistou esta terça-feira a Supertaça Ibérica, isto apesar do desaire frente ao Cáceres (83-86), na segunda mão do troféu disputada no Dragão Caixa.

Competições
16 SET 2015

O triunfo por quatro pontos alcançado em Espanha permitiu que os azuis e brancos conquistassem o primeiro troféu da temporada, antes de iniciarem a sua participação no Troféu António Pratas, esta quinta-feira, em casa, frente ao BC Barcelos (21h00).

 

Se no encontro da semana passada foi o Cáceres a liderar o marcador desde o início, desta vez os papéis inverteram-se. O FC Porto começou melhor, inspirado nas ações ofensivas, muito por culpa da exibição individual de Nick Washburn, o MVP do jogo (24 pontos, 8 ressaltos, uma assistência). No final do 1º quarto, os portistas venciam por sete pontos (25-18), uma diferença que durante o 2º período chegou a ultrapassar os dois dígitos. O Cáceres reagiu no final do 1ª parte, e reduziu a desvantagem pontual para seis pontos (37-43) até ao descanso.

 

O intervalo fez bem à equipa espanhola, que regressou muito mais eficaz na arranque da etapa complementar, sobretudo no tiro exterior. Dois triplos consecutivos da formação espanhola, a pouco mais de dois minutos do final do período, colocavam o Cáceres no comando do marcador. Foi claramente a fase menos conseguida dos dragões, já que a sua produção ofensiva decaiu para 16 pontos, e na defesa revelou dificuldades para condicionar o poderio da Cáceres que este ano subiu à LEB Ouro, o segundo escalão espanhol.

 

O derradeiro período foi o mais equilibrado de todos, com alternâncias no comando do marcador e uma grande dose de emoção e incerteza quanto ao vencedor do troféu. A cerca de um minuto do fim, os espanhóis lideravam com seis pontos de vantagem e pareciam ter o troféu na mão, mas um triplo de Pedro Bastos, sete pontos consecutivos nesta fase decisiva, a 19 segundos do final, reduziu a diferença para três e permitiu que a Supertaça Ibérica ficasse no Porto.

 

Apesar da conquista do troféu, Moncho López não ficou satisfeito com a exibição da equipa, sobretudo o seu desempenho defensivo. “Tentámos ganhar, sem defender e assim não é possível. É verdade que o Cáceres tinha este jogo mais bem preparado, tinha outra riqueza estratégica, mas defensivamente não fomos competentes. Temos que melhorar”, afirmou o treinador espanhol no final da partida.

 

Apesar de estar um troféu em jogo, Moncho Lopez abordou este jogo como mais uma etapa na preparação da equipa, e a prova disso mesmo é que nos primeiros vinte minutos do encontro o téncico portista já tinha utilizado os 12 jogadores convocados.

 

FICHA DE JOGO

 

FC PORTO: Brad Tinsley (14), Nick Washburn (24), Miguel Queiroz (6), Pedro Bastos (9) e Arnette Hallman (2)

Jogaram ainda: José Silva (2), André Bessa (3), António Monteiro (9), Albert Fontet (6), João Gallina, Ferrán Ventura (3) e Seth Hinrichs (5)

Treinador: Moncho López

 

CÁCERES: Bem Mockford (17), José Marco (5), Slezas (14), Jakstas (9) e Luis Parejo (7)

Jogaram ainda: Álvaro Frutos (10), Guillermo Corrales, Anaterve Cruz (8), Víctor Serrano (12) e Mansour Kasse (4).

Treinador: Nete Bohigas

 

Árbitros: Luís Lopes, Nuno Monteiro e Jorge Cabral

Competições
16 SET 2015

Mais Notícias