Solidez com ambição

A UD Oliveirense vai competir pelo 3º ano consecutivo na Liga Portuguesa de Basquetebol e percebe-se que, de uma forma sustentada e dentro das suas possibilidades, o projeto do clube passa por ser cada vez mais sólido e ambicioso.

Competições
10 SET 2015

O clube reforçou-se em várias áreas de forma a conseguir os objetivos a que se propôs para a época desportiva 2015/16, que certamente passam pela sua afirmação na principal competição, isto sem perder de vista a oportunidade de somar títulos, algo a que os seus adeptos estão habituados. Nos detalhes desta noticia poderá consultar as principais alterações que o plantel sofreu para a temorada que agora começa.

 

Depois de uma longa ligação ao BC Barcelos onde desenvolveu trabalho de reconhecido valor, José Ricardo Rodrigues será o novo líder da Oliveirense. A sua larga experiência e reconhecida competência foram factores decisivos para este acordo, em que contará como seu adjunto Hugo Matos. Bastaram duas temporadas para que se tornasse numa pessoa especial junto de todos os oliveirenses, não só por se tratar de uma pessoa altamente qualificada, disponível, de tratamento fácil e afável, como também porque coloca sempre como prioridade o clube. Na época passada o Hugo Matos assumiu ainda o cargo de treinador principal da equipa sénior na fase derradeira do campeonato da LPB e Fase Final da Taça de Portugal, regressando agora às sua anteriores funções de adjunto e coordenador do minibasquete no clube

 

Mas nem tudo foram mudanças em Oliveira de Azeméis, já que José Rodrigues nas suas escolhas para a nova temporada, aproveitou o trabalho desenvolvido na última temporada, bem como talento que existia no plantel. A renovação com o internacional sérvio nas camadas jovens, Dusan Sisic, com 2,05m e 105kg, é uma aposta na continuidade de uma solução no jogo interior da formação de Oliveira de Azeméis.

 

O técnico volta a apostar em jogadores europeus, mais concretamente num jovem da Letónia de 22 anos, 1,98m de altura e 90 Kg de peso, e num sérvio de 25 anos com 2.06m.

 

Arturs Bricis, atleta letão, assinou contrato por uma época com a UD Oliveirense e é proveniente de uma excelente escola de basquetebol, cuja qualidade de tiro é quase sempre acima da média. Atleta internacional pela Letónia no escalão de Sub20, conta também com passagens por clubes como o Liepaja, Zemgale Jelgava e Barons Riga, todos do principal escalão letão.

 

Já Bogdan Obrenovic representou na temporada anterior o Konstantin OKK, clube da principal Liga Sérvia, e chega para reforçar o jogo interior da formação de Oliveira de Azeméis. O atleta registou médias de 9.4 pontos e 3.8 ressaltos, e apesar da sua elevada estatura e de atuar nas áreas mais próximas do cesto, tem capacidade para atirar de longa distância.

 

Uma das vagas de estrangeiro ficou preenchida pela chegada do norte-amerivano James Ellisor, atleta norte americano natural de Arizona com 1,95m de altura e 25 anos de idade. Formado em Bemidji State University, jogou na NCAA2 onde em 2012 foi considerado o jogador do ano, tendo posteriormente representado já no continente europeu, a equipa do Planeta Universitet Ukhta da principal liga russa.

 

Mas José Ricardo Neves não prescindiu do núcleo duro da equipa, que culminou com renovação de vários jogadores nacionais, todos eles importantes, cada um à sua maneira, dentro do grupo de trabalho. Desde logo, João Abreu, atleta carismático da UD Oliveirense, capitão de equipa, um símbolo do clube, e que continua a ser o ídolo e a referência dos atletas mais jovens. Carlos Resende, atleta com 1,90m de altura e 28 anos de idade, e que vai para a 6ª época consecutiva na UD Oliveirense. Renato Azevedo, atleta com1,86m de altura e 24 anos de idade, que soma já 13 épocas na UD Oliveirense. Rui França, atleta de 1,86m de altura e 26 anos de idade, e Eduardo Guimarães, mais um jovem internacional de 22 anos, que após 10 anos n FC Porto, se mudou na última temporada para Oliveira de Azeméis.

 

Mas de Barcelos não chegou só o treinador, uma vez que Eduardo Coelho, 1,91m de altura e 25 anos de idade, acompanhou o seu treinador na mudança para Oliveira de Azeméis. Atleta internacional Sub20, começou a sua carreira no CD Póvoa onde permaneceu durante 10 épocas. Na época 2011/12 transfere-se para o BC Barcelos onde se manteve até à época passada, e obteve excelentes resultados coletivos!

 

A aposta em jogadores nacionais e experientes levou à contratação de Elvis Évora, atleta de 37 anos, 2,05m e 115 Kg. Ingressa na UDO depois de na época anterior ter representado o Maia Basket nas oito jornadas finais da fase regular, onde obteve médias por jogo de 14 pontos, 6,2 ressaltos e 1,5 assistências. Já representou algumas das melhores equipas do nosso campeonato como FC Porto, Ovarense e SL Benfica, onde conquistou vários títulos em todas elas, tendo também atuado em equipas espanholas assim como nas nossas seleções nacionais.

Competições
10 SET 2015

Mais Notícias