Manter rota ascendente

Será, talvez, unânime apontar o Basquete Clube de Barcelos como um dos principais protagonistas da última edição da LPB.

Competições
7 SET 2015

O clube minhoto conquistou, com mérito e muito trabalho, o seu espaço no basquetebol nacional, tornou-se competitivo, capaz de discutir títulos, em resumo aproximou-se dos lugares do topo da modalidade. Mas este defeso foi bastante agitado para os barcelenses, traduzido em várias saídas importantes, desde logo no comando técnico da equipa. No ano em que completa 20 anos desde a sua fundação, o Barcelos vai iniciar a nova temporada com muita juventude e caras novas no grupo de trabalho, o que não invalida lutar por manter a mesmo nível e qualidade apresentada nas últimas temporadas. Nos anexos desta noticia poderá consultar quais as principais novidades da equipa barcelense para a nova temporada.

 

Desde logo a mudança na equipa técnica, sendo João Tiago Silva o novo responsável da equipa de Barcelos, que terá como adjunto André Matos. Dois treinadores, que apesar de jovens, têm uma enorme experiência no treino, e dão garantias de estarem à altura do desafio. A partida de jogadores influentes como são os casos de Eduardo Coelho (Oliveirense), Nuno Oliveira (Benfica), Marko Loncovic (Benfica), Filip Djuran e Eduardo Ribeiro (Terceira BC), vão obrigar a um trabalho de base, que requererá naturalmente tempo e paciência para que comece a dar frutos.

 

Mas do Dragon Force chegam mais reforços, como são os casos de João Torrié, João Fernandes, João Grosso e João Ribeiro. Quatro atletas com potencial, mas sem espaço no clube portista para darem continuidade à sua natural evolução.

 

João Torrié é o mais experiente, e foi peça fundamental nas conquistas da equipa do Dragon Force nas últimas temporadas. A sua capacidade de impulsão e velocidade são tributos que fazem dele um jogador muito interessante e útil numa equipa. Acrescenta versatilidade, intimidação perto do cesto, ressalto, bem como transições rápidas.

 

João Fernandes, natural de Angola mas com estatuto de jogador português, tem 22 anos, Poste, com 1,98m, e foi cedido pelo FC Porto por uma temporada. Iniciou o seu percurso desportivo em Portugal em 2007, nos sub-16 do SL Benfica, onde se manteve até 2012. Entre 2012 e 2014 esteve na equipa principal do Illiabum e, na época passada, sagrou-se campeão da Proliga pelo DragonForce (FC Porto).

 

João Ribeiro acertou as mesmas condições, e será uma boa oportunidade para este extremo, de 22 anos e 2,02m, bi-campeão da Proliga pelo Dragon Force, conformar o promissor talento nesta estreia na Liga Portuguesa de Basquetebol.

 

João Grosso, é mais um jovem extremo que se mudou do Porto para Barcelos, trata-se de mais um jovem de 21 anos, com 1,99m de altura, que procura a sua afirmação no escalão sénior e LPB. Melhor do que ninguém João Tiago conhece este trio, sendo que estas contratações são um passo importante que o clube dá, com vista á formação de uma equipa forte, que acrescenta potencial e qualidade ao plantel que o Basquete Clube de Barcelos está a construir para a nova temporada.

 

Mas o novo responsável da equipa minhota não prescindiu de um base que lhe garante liderança e comando da equipa, no fundo que seja a extensão do treinador dentro do campo. João Tiago escolheu Dejan Pejic, um possante Base Sérvio de 22 anos de idade, natural de Sarajevo (Bósnia), de 1,96m de altura e 92 kg de peso, e que na época anterior representou o Beovuk 72 (Sérvia), para conduzir a equipa face à exigência e competitividade da LPB. O clube deposita enormes esperanças neste jogador, estando mesmo convicto que trará mais qualidade à competição nacional, contribuindo para que haja mais espetáculo e bons momentos de basquetebol.

 

Quem continua no clube é Igor Dukovic e André Silva, embora o último já seja uma referencia na formação de Barcelos. O jovem poste sérvio, de 2,02 metros, foi um dos protagonistas da excelente época realizada no ano transato, tendo ajudado de forma decisiva o clube a atingir várias finais e um terceiro lugar da LPB, patamar inédito na história do Clube. É um jogador interior, com boa técnica individual, e que com o decorrer da competição se tornou numa referencia ofensiva do formação de Barcelos. Se a isto juntarmos a sua capacidade ressaltadora, nos dois lados do campo, e a sua margem de progressão, fazem dele um jogador muito interessante e promissor. André Cristiano Mariz Silva, formado no clube, tem 25 anos, 1,94m, é natural de Barcelos e ocupa a posição de extremo. Sempre disponível para suprir as carências da equipa em várias posições, fruto da sua versatilidade, vai para a 4ª época consecutiva de ligação à equipa sénior, pelo que será um líder para tanta juventude.

 

Mas não foram apenas jogadores europeus a mudarem-se para Barcelos, já que o norte-americano Andrew Ferry foi igualmente escolhido para fazer parte do grupo de trabalho. Natural de Milwaukee (EUA), Andrew Ferry (Drew), 1,91 metros, de 26 anos, bom atirador e que nas duas últimas temporadas representou o Albacete Basket, na Liga EBA (ESP), é mais um reforço para o jogo exterior da equipa. João Tiago apostou num jogador que pode desempenhar as funções de 1º base e base/atirador, já que as suas características assim o permitem. É mais uma solução para o perímetro, revelador de consistência no tiro, 2 pts/48%, 3 pts/40% e LL 80% na época 2014/2015, com experiência europeia, muito disciplinado, a que não é alheio o facto de ter frequentado bons programas universitários (Valparaiso, Palm Beach State), tendo se formado em Cornell, que está no top 20 das melhores universidades do mundo.

 

O BC Barcelos efetuou mais duas contratações para a nova época, Nuno Pedroso, experiente base de 36 anos, 1,86m, que chega do CAB Madeira. Vai exercer simultaneamente as funções de treinador num escalão de formação, e Bártolo Dias, de 23 anos e 1,96m, um jogador formado na casa que agora regressa vindo do FAC (Famalicense) para dar mais soluções ao jogo exterior da equipa.

Competições
7 SET 2015

Mais Notícias