«Somos um grupo com grande ambição»

No último fim de semana a equipa de Ílhavo ganhou o Troféu António Pratas – Proliga e confirmou aquilo que muitos já anteviam: é uma das equipas mais fortes do segundo escalão nacional e um sério candidato para a subida à Liga.

Atletas | Competições
29 SET 2015

O jogador, que chegou esta época ao clube, conta-nos alguns dos segredos da grupo.

 

Como está a decorrer a adaptação ao novo clube e à cidade de Ílhavo?

 

A minha adaptação ao Illiabum e à cidade de Ílhavo está a correr bastante bem. É um clube sério, com pessoas muito competentes, desde os treinadores às pessoas que fazem parte da estrutura. Ílhavo é uma cidade pequena mas com muito carinho pela modalidade. O Illiabum é um clube histórico no basquetebol português e todos querem ver o clube de volta ao primeiro escalão nacional.

 

Depois de um percurso em Espanha, e um ano a jogar na LPB, o que o levou a assinar por um clube que este ano compete na Proliga? Mais minutos? Maior protagonismo? Mais oportunidades para evoluir?

 

Os anos que estive em Espanha foram muito importantes para a minha formação como jogador e no ano passado surgiu a oportunidade de jogar na LPB. Foi um ano importante para mim onde aprendi muito, mas tinha a noção que para evoluir como jogador necessitava ter mais relevância na equipa. Este verão surgiu a oportunidade de jogar pelo Illiabum, que, para além de ser um clube ambicioso, conta também com um treinador de referência no basquetebol português. O Ricardo é um treinador muito exigente, e em termos de intensidade nos treinos nada temos a invejar das equipas da LPB. Este ano a minha prioridade é jogar, sei que cada minuto conta, e sei que ainda tenho margem para evoluir como jogador. 

 

O Illiabum é apontado como o principal candidato a vencer todos os títulos em disputa na Proliga. Como estão a lidar com essa imagem que está a ser criada à volta da equipa? Aponta outros clubes com condições para lutar pelos mesmos objetivos?

 

Em termos gerais a equipa está a lidar bem com essa imagem. Todos os jogadores estão conscientes de que somos uma equipa forte e que se estivermos unidos e trabalharmos duro todos os dias então teremos capacidade para alcançar os objetivos propostos.

Neste momento ainda é cedo para apontar candidatos à subida. Mas clubes como o Ginásio, Sampaense e Barreirense são equipas com história e protagonismo em Portugal, e serão sempre equipas a ter em conta este ano na Proliga.

 

Já conquistaram um troféu, e a equipa ainda não sofreu qualquer derrota em jogos oficiais da Proliga. Pergunto-lhe em que áreas do jogo o Illiabum tem feito até agora a diferença?

 

A chave do sucesso de qualquer equipa é o nível defensivo que essa equipa apresenta. Sabemos que para ganhar jogos vamos ter que ter uma intensidade defensiva muito elevada, e é nisto que trabalhamos diariamente com o objetivo de melhorar nos jogos. Se a nossa defesa for eficiente, então teremos boas oportunidades para correr no contra-ataque. Para além disso, a luta das tabelas é igualmente importante para não dar segundas oportunidades aos nossos adversários. Se controlarmos estas áreas do jogo então teremos fortes possibilidades de disputar cada jogo.

 

De que forma caraterizaria esta equipa do Illiabum? E se estabeleceu objetivos individuais para esta época e a curto prazo?

 

Somos um grupo unido, trabalhador e com uma grande ambição.  Em termos individuais o objectivo é sempre o mesmo, dar o meu melhor cada dia, ajudar a equipa a cumprir os seus objectivos e ao que tudo se resume, melhorar como atleta e como pessoa.

 

Foto: Claudio Gomes

Atletas | Competições
29 SET 2015

Mais Notícias