Supertaça na Madeira

A Madeira vai receber a final da Supertaça feminina, entre o União Sportiva, campeão em título, e o CAB, vencedor da última edição da Taça de Portugal.

Competições | FPB
29 SET 2015

O jogo está agendado para o próximo sábado, dia 3 de outubro, e terá o seu inicio às 18.45 horas. A Federação Portuguesa de Basquetebol volta a conceder a organização de um ponto alto do calendário competitivo da Liga Feminina à Associação de Basquetebol da Madeira, que elegeu o pavilhão do CAB para acolher esta final entre as duas equipas que mais se destacaram na última temporada.

 

A equipa açoriana da ilha de S. Miguel causou sensação ao sagrar-se pela primeira vez no seu curto historial campeã nacional da Liga Feminina, um feito extraordinário, mas conseguido com todo o mérito, mais ainda quando pela frente estava uma equipa do CAB que vinha dominando por completo a temporada. Depois de te terminado invicta a fase regular, e assim se manteve até ao jogo da grande final, ter conquistado todos os troféus em disputa, o conjunto madeirense era “em teoria” apontado como favorito à conquista de mais um titulo de campeão nacional. Na prática não se confirmou, com o Sportiva a mostrar argumentos e consistência para chegar ao topo do basquetebol feminino.

 

As duas equipas voltam agora a encontrar-se, sendo que o União Sportiva já arrecadou na presente temporada mais um título, a Taça Vítor Hugo, o que só vem confirmar que o clube mantém-se empenhado em manter este projeto de enorme sucesso. O clube manteve o núcleo duro da última temporada, Shaqwedia Wallace, lesionou-se no jogo da meia-final, muito provavelmente regressará aos treinos mais para o final da semana, e na ausência de Jhasmin Player, que abandonou o clube, Ricardo Botelho conta com Ashley Bruner. A atleta norte-americana que na última temporada brilhou ao serviço do CAB fará a sua estreia frente à ex-equipa, pelo que será mais um motivo de interesse neste emocionante jogo. Milica Ivanovic e Vitória Pacheco acrescentam qualidade, experiência e rotatividade à equipa açoriana, que terá pela frente o desafio de tentar conquistar a Supertaça precisamente em casa do adversário.

 

As madeirenses certamente que quererão desforrar-se da única derrota averbada na última temporada, e que lhes custou o campeonato, sendo que o factor casa poderá ser uma preciosa ajuda nesta fase tão inicial da temporada. O clube não participou na Taça Vítor Hugo, como forma de suprimir a falta de competição organizou um torneio internacional, pelo que será interessante perceber o que poderá valer esta equipa do CAB esta temporada. Duas estrangeiras novas, contratadas para garantir um jogo interior forte, quer ao nível da marcação de pontos nas zonas mais próximas do cesto, quer ao nível dos ressaltos, a que se juntam Ejay Ofmata que vem ocupar a vaga de comunitária na equipa, substituindo a espanhola Clara Solé Anglada, e a base portuguesa Filipa Bernardeco. Mas João Pedro Vieira não prescindiu da base de trabalho da última temporada, onde Joana Lopes, Marta Bravo, Carolina Escórcio e Cíntia França terão um papel importante na liderança da equipa, na dinâmica do trabalho e transmissão da cultura de vitória do clube.

 

Por tudo isto, mas principalmente pela qualidade das praticantes, o jogo do próximo sábado promete ser um bom espetáculo, associando-se a curiosidade de conhecer os novos reforços, e quais as valias que poderão acrescentar às respetivas equipas na presente temporada.

Competições | FPB
29 SET 2015

Mais Notícias