União Sportiva vence Trofeu Vitor Hugo

O União Sportiva é o vencedor da primeira prova oficial da época 2015/2016 ao derrotar o Quinta dos Lombos por 78-76, após prolongamento, que lhe permitiu erguer o IX Trofeu Vitor Hugo.

Competições | FPB
27 SET 2015

O jogo da final foi antecedido pela partida que decidia o 3º e 4º lugar onde o o Torres Novas venceu o Lousada por 99-98 em mais um jogo marcado pela emoção, numa excelente tarde de basquetebol feminino.

Uma final digna do nome, com emoção, equilibrio e bons momentos de basquetebol. O jogo começou com a nota de equilibrio que marcou a toada ao longo de todo o jogo e até aos instantes finais. Melhor, o U. Sportiva conseguiu nos primeiros 10 minutos o seu melhor momento e, consequentemente na passagem dos 7 minutos conseguiu a maior vantagem de todo o encontro (20-11). O ascendente açoreano manteve-se até ao final dos primeiros 10 minutos que chegou com 22-15 no placar.

 

O segundo parcial trouxe consigo a necessária reação do Quinta dos Lombos. Com um parcial de 10-4 nos primeiros 3,30 minutos após o recomeço, a equipa de José Leite chegou ao comando do marcador (25-26). Estava lançado um período em que o Sportiva não conseguia soluções no ataque e permitia que os Lombos liderassem. Todavia, a diferença nunca foi superior a 4 pontos e o intervalo chegava com 31-33 favorável à equipa de Cascais.

 

Ida aos balneários e, de novo, inversão na tendência do jogo. Era a vez das micaelenses reagirem e depois de tanto correrem atrás do prejuízo, conseguiam um empate a 39 à passagem da metade do período e com cerca de 7 minutos voltavam ao comando que manteriam até final do 3º período e que um lançamento no último segundo reduziu para apenas 6 pontos (51-45).

 

E um jogo assim só podia ter mais emoções. O decisivo parcial começou com 6 pontos consecutivos da Quinta dos Lombos e o Sportiva demorava a encontrar-se. Ricardo Botelho tudo tentou para as suas pupilas não "sairem" da partida mas o adversário estava forte e a menos de 3,30 minutos do final atingia a sua maior vantagem (53-61). Quem pensava que o jogo estaria decidido enganou-se. O União acordou e com uma ponta final bem conseguida, fez 10-2, chegou ao empate e levou o jogo para prolongamento (63-63).

 

Mais consistente, o União Sportiva começou melhor e conseguia alguma vantagem que a dois minutos do final era de 6 pontos (73-67). Chegava a hora do tudo ou nada para o Quinta dos Lombos. 4 pontos consecutivos colocavam o jogo a dois pontos com pouco mais de um minuto por jogar. Triplo açoriano a 50 segundos do fim e resposta com dois pontos logo de seguida. 40 segundos e posse para o União que não converteu e permitiu mais um ataque aos Lombos que precisavam de 3 pontos a 16 segundos do fim. E lá saiu o tão desejado triplo a 8 segundos do fim. E foi nos últimos segundos que uma penetração deu o troféu ao União Sportiva (78-76).

Competições | FPB
27 SET 2015

Mais Notícias