Sportiva e Lombos decidem Trofeu

União Sportiva e Quinta dos Lombos discutem o Trofeu Vitor Hugo, primeira prova da época, amanhã, pelas 18h00, no Pavilhão dos Desportos de Torres Novas.    No jogo da 1ª meia final, o Sportiva derrotou o CD Torres Novas por 53-65 enquanto que o Quinta dos Lombos, na partida seguinte, venceu por 48-53, o Lousada.

Competições | FPB
26 SET 2015

 

Torres Novas e Lousada jogam para o 3º lugar, às 16h00.

No primeiro jogo da tarde, começou melhor a equipa de Torres Novas que, apesar de algum desacerto de ambas as equipas no lançamento, conseguiu estar na frente (9-4) à passagem do 5º minuto. Um oportuno desconto de tempo permitiu ao Sportiva reagir e fazer um parcial de 10-1, passando a liderar o marcador que no final do primeiro parcial era de 12-14.

 

O inicio dos segundos 10 minutos parecia trazer o mesmo desacerto mas o nó foi desatado à lei da bomba com vários triplos de parte a parte. A diferença mantinha-se a 5 minutos do intervalo mas as açorianas conseguiram uma melhor ponta final e foram para o balneário a vencer por 27-33.

 

A lesão de Shaquedia Wallace à passagem do segundo minuto do 3º período deixava a equipa de S. Miguel sem um dos pilares da equipa. O resultado acusava 27-38 e o Torres Novas via a oportunidade de reagir. Pouco a pouco tentavam uma aproximação mas o jogo estava a 5 pontos e não parecia cair para qualquer das formações. O último parcial chegava com as micaelenses a vencer por 45-52.

 

A partida só se decidiria nos últimos 3 minutos. O Torres Novas nunca conseguiu encostar o resultado e os 5 pontos de diferença eram a barreira intransponível. À entrada dos últimos 3 minutos o Sportiva conseguiu subir a diferença e colocar o jogo acima da dezena de pontos. Estava encontrado o primeiro finalista da prova com o resultado final de 53-65.

 

As emoções estavam guardadas para o segundo jogo da tarde. Lousada e Quinta dos Lombos discutiram, palmo a palmo, a presença na final num jogo marcado pelo ritmo elevado a que se iniciou. Alternâncias no marcador, empates e diferença maior para qualquer das equipas de apenas 6 pontos. O primeiro período começou com o Lousada melhor, com as nortenhas a apostarem em alternâncias defensivas. À passagem dos 3 minutos lideravam por 6 pontos e obrigavam a Quinta dos Lombos a parar o encontro. O jogo continuava equilibrado, a equipa de Cascais mantinha-se fiel à sua defesa hxh, e mesmo sem já poder contar com a sua norte-americana Bria Smith (abandonou o jogo lsionada) conseguiu passar para o comando (16-14) à entrada do minuto final do período, resultado que já não se alterou. 

 

O segundo período continuou marcado por uma excelente entrega ao jogo por parte de ambas as equipas. Nem sempre bem jogado, os Lombos começaram melhor e atingiram os 6 pontos de vantagem depois de um 4-0 inicial. Foi sol de pouca dura. À passagem da metade do período o Lousada voltava a liderar (25-24) e chegou mesmo ao intervalo a vencer pela margem mínima (29-28).

 

O terceiro período manteve o equilíbrio mas o Lousada ia conseguindo manter-se na frente do marcador. Os minutos passavam e as emoções aumentavam. A 20 segundos do final do período, mais um empate e um último cesto dava dois pontos de vantagem às nortenhas à entrada dos decisivos 10 minutos (39-37).

 

Estavam lançados os dados e num jogo impróprio para cardíacos o 4º parcial não fugiu à regra. O Lousada tentava surpreender o seu adversário com uma defesa zona 1x3x1, e apesar de continuar a comandar a partida, não conseguia cavar um fosso superior a 3/4 pontos. A 5 minutos do final do encontro, os Lombos voltavam a liderar (48-46). Mais um empate a 3 minutos do fim, desta vez a 48 pontos, e foi altura da defesa fazer a diferença com as pupilas de José Leite a não permitirem mais qualquer ponto às adversárias e a selarem a vitória na linha de lance livre. 

Estatisticas dos jogos em:

CDTN vs U.Sportiva

Lousada vs Quinta dos Lombos

 

Competições | FPB
26 SET 2015

Mais Notícias