«Um encontro com história»

Numa semana marcada por confrontos entre os rivais de Lisboa em várias modalidades (incluindo no futebol), o basquetebol também vai colocar frente a frente Benfica e Sporting, mas no feminino.

Atletas | Competições
21 OUT 2015

A benfiquista traça nesta entrevista as expetativas das encarnadas para o derby de sábado, bem como para o jogo de domingo frente ao GDESSA, uma equipa que, tal como as encarnadas, ainda não perdeu nesta fase regular da Liga Feminina.

 

Dois jogos duas vitórias, é para já o registo da equipa do SL Benfica, um registo que o coloca na liderança da fase regular da Liga Feminina. Joana Ramos sabe que é sempre importante começar bem uma competição, embora tenha consciência que é muito cedo para entrar em euforias. “Todos os pontos são importantes numa Liga em que todos os jogos serão confrontos difíceis, mas esta é uma liderança com pouco significado. Estão decorridas apenas duas jornadas e há equipas que só jogaram uma vez. Ainda temos um longo caminho a percorrer.

 

Consegue identificar áreas do jogo em que a equipa tenha evoluído Desde a participação na Taça Vítor Hugo que a formação do SL Benfica melhorou o seu desempenho, o mesmo será dizer que evoluiu fruto do trabalho realizado desde então. “Já se passaram dezenas de horas de treino depois desse torneio. Neste momento, todos os conteúdos estão melhor consolidados.”

 

Também no basquetebol feminino um derby Benfica-Sporting é um jogo especial, embora Joana Ramos prefira destacar a repercussão que tem na visibilidade da Liga feminina. “É um encontro com história, em qualquer modalidade desportiva, mas acima de tudo fundamental para a visibilidade do nosso basquetebol. Dentro de campo, será encarado como mais um jogo para afinar as rotinas da equipa e continuar a evoluir.”

 

As encarnadas já defrontaram esta temporada o Sporting, o adversário de sábado, embora tenha sido num torneio que antecedeu o inicio do campeonato. O Benfica foi mais forte nesse encontro, se bem que o clube leonino tenha mostrado que é um conjunto com argumentos nas áreas próximas do cesto. “Possuem um jogo interior com boas referências, mas a importância do seu jogo exterior não pode de todo ser descurada.”

 

Os resultados obtidos pelo GDESSA neste arranque de campeonato não surpreendem Joana Ramos. Pelo que não será tarefa fácil para as benfiquistas bater a equipa da margem sul no embate de domingo. “São uma equipa bastante agressiva e intensa em todos os capítulos do jogo, o que naturalmente provoca muitas dificuldades a qualquer adversário da Liga.”

 

A luta do ressalto vai ter um papel importante na decisão do encontro, ou não fosse um dos capítulos mais importantes do jogo. “São uma das equipas mais fortes nesse aspecto, pelo que será importante perder o mínimo de ressaltos, principalmente na nossa tabela defensiva.”

 

Já o duo composto Ladondra Johnson e Márcia Costa, pela preponderância que têm dentro do conjunto do Barreiro, vão merecer atenções especiais. “Neste momento são duas peças essenciais do conjunto, que se têm exibido a excelente nível. Nesse sentido, será fundamental minimizar a sua influência no jogo.”

Atletas | Competições
21 OUT 2015

Mais Notícias