FC Porto bate vice-campeão

O pavilhão Dragão Caixa foi palco de um jogo intenso e muito disputado, em que o FC Porto teve de sofrer para levar de vencida o Vitória SC por 69-62.

Competições
18 OUT 2015

Só nos cinco minutos finais a equipa liderada por Moncho López garantiu o triunfo, numa 2ª parte que se começou a afigurar complicada para os azuis e brancos. Este encontro foi mais uma prova que a Liga está mais competitiva do que nunca, pelo que serão de esperar grandes espetáculos ao longo da temporada.

 

O FC Porto regressava a casa depois de uma batalha dura disputada frente ao campeão nacional, mas consciente que teria de estar ao seu melhor para ultrapassar o vice-campeão.

 

Os primeiros 15 minutos tiveram sinal mais dos portistas, embora que liderasse sempre por curtas mensagens. Os cinco minutos finais da 1ª parte foram dominados ainda por um maior equilíbrio, acabando o Vitória por dar a volta ao resultado (30-29).

 

E formam os vimaranenses a entrar melhor na etapa complementar, já que em apenas dois minutos (36-34) impuseram um parcial de 8-0, fazendo subir a diferença pontual para os dois dígitos (44-34). Chegou a ser de doze (51-39), mas quatro pontos sem resposta dos portistas fixou o resultado final do 3º período 51-43.

 

O FC Porto revelou uma enorme agressividade ofensiva nos primeiros minutos do derradeiro quarto, conquistou várias idas para a linha lance-livre, e bastaram menos de 3 minutos para empatar o encontro a 53 pontos. Os minutos seguintes foram de enorme equilíbrio, mas a 4.30 minutos do final a equipa azul e branca assumiu em definitivo o comando do jogo (58-56).

 

O norte-americano Brad Tinsley (19 pontos) assumiu a responsabilidade nesta fase do jogo, com pontos importantes para que o Vitória se mantivesse a uma distância segura. O seu compatriota Nick Washburn, autor de 8 pontos e 19 ressaltos, foi preponderante para que o FC Porto dominasse as tabelas (48-40), e tivesse um bom desempenho na tabela ofensiva (16). Embora sem terem estado particularmente bem da linha 6.75m (18.8%), somaram mais triplos (6), mas acabaram por estar melhor na percentagem de lançamentos de campo (32% vs 30.6%).

 

Mesmo com as opções disponíveis, o Vitória mostrou que continua competitivo e fez suar o FC Porto. A boa noticia é que podemos contar com mais duas equipas para lutar pelo topo da classificação. O experiente Paulo Cunha (17 pontos e 10 ressaltos) para ter rejuvenescido pois está a ter um excelente arranque de temporada, e Brett Ervin (14 pontos e 5 ressaltos) provou que pode ser útil nos grandes jogos.

 

SL Benfica e Galitos foram bem-sucedidos na jornada dupla

 

Os campeões nacionais deram continuidade à sua invencibilidade, em Barcelos (82-61), embora haja a destacar a boa réplica oferecida pelos minhotos nos primeiros 25 minutos do encontro. Um parcial de 9-0 empurrou os encarnados para um triunfo que ganhou mais expressão na parte final do encontro, se bem que os números finais não transmitam fielmente o que passou durante o encontro.

 

O fim de semana foi muito positivo para a equipa do Galitos FC, que aproveitou bem o fator casa para somar as suas duas primeiras vitórias na competição. No confronto com o Eléctrico FC, que a formação do Barreio venceu por 99-74, os comandados de André Martins dominaram o jogo do principio ao fim, pelo que nunca esteve em causa o vencedor do encontro.

Competições
18 OUT 2015

Mais Notícias