Prolongar o sonho

O União Sportiva espantou a Europa ao vencer, na Hungria, o Uni Györ (76-67) na sua estreia nas competições europeias.

Competições
3 NOV 2015

Um resultado que não deve colocar nas nuvens o campeão nacional, mas que deverá tornar ainda maior a sua ambição. As açorianas recebem agora o outro líder do grupo, o UFAB 49, que na 1ª jornada bateu, em casa, após prolongamento, as belgas do Namur por 88-84. Será o primeiro jogo europeu disputado na ilha de S. Miguel, que em caso de vitória das açorianas colocaria a equipa muito bem encaminhada na competição. O primeiro jogo serviu para mostrar que é possível, que vale a pena acreditar e trabalhar, se bem que do lado oposto irá estar um conjunto francês com muita qualidade e profundidade no seu plantel, formado na sua grande maioria por atletas com experiência de competirem a este nível ou superior.

 

Uma das grandes contratações do UFAB 49 para esta temporada foi a poste lituana, nascida em Nova Iorque, Sofija Aleksandravicius. Trata-se de uma jogadora interior, 1.92 metros, com uma grande presença no ressalto e, apesar da sua curta experiência europeia, já competiu na Euroliga e Eurocup. Formada na universidade de Davidson (NCAA), Sofija adquiriu a nacionalidade lituana através dos seus avós e confessa que espera uma chamada à seleção lituana. Depois de um ano Vilnius, 6.3 pontos e 4 ressaltos na Euroliga, a atleta representou na época transata o Namur (12.4 pontos e 8.5 ressaltos), precisamente o primeiro adversário da equipa francesa na competição. Esta época já começou a demonstrar a sua regularidade ofensiva, e somou 15 pontos e 10 ressaltos frente à sua ex-equipa.

 

Sofie Hendrix é uma internacional belga, 1.87 metros, e uma das principias referências da equipa. Durante a 2ª fase de qualificação para o Eurobasket 2015, Sofie registou médias  de 11.2 pontos, 6.5 ressaltos e 1.2 assistências nos seis jogos disputados pela seleção belga. Estamos a falar de uma atleta com enorme experiência internacional, mesmo a nível de clubes, já que em 2014, na Eurocup Feminina, terminou a competição com números muito interessantes: 15.8 pontos e 9.5 ressaltos. Para além de ser de uma grande utilidade na luta das tabelas, tem um talento natural para marcar pontos, como prova a marca de 36 pontos obtida, em 2014, frente ao TSV Wasserburg. No jogo de estreia converteu 18 pontos, capturou 7 ressaltos, provando que foi uma excelente contratação do Angers.

 

Não é a única internacional desta formação de Angers, já que conta no seu plantel com a poste canadiana Lizzane Murphy. Ela que contribuiu este verão para que o Canada conquistasse pela primeira vez na sua história, derrotou os EUA na final, a medalha de ouro dos jogos Pana-Americanos (9 pontos e 3.4 ressaltos). Estamos a falar de uma atleta que já passou por várias Ligas europeias, Finlândia, Lituania, Eslováquia, Polónia e este ano francesa. Vai na sua terceira temporada ao serviço do UFAB 49, no seu currículo conta com presenças na Euroliga e Eurocup, e é mais uma jogadora experiente (31 anos), 1.83 metros, que acrescenta qualidade à equipa como ficou demonstrado no jogo de estreia (11 pontos e 6 ressaltos).

 

Outra das grandes figuras desta equipa francesa é Elisabeth Egnell, 1.86 metros, uma referência da seleção sueca. Esteve presente no último Eurobasket Feminino e registou medias de 8.8 pontos e 2 ressaltos. É uma atleta com muito talento ofensivo, que pode marcar dentro ou do perímetro, embora seja uma mais-valia no capitulo do ressalto. Tem experiência das competições europeias, uma vez que entre 2009 e 2014, ao serviço do Norrköping, participou na Eurocup com números muito positivos: 15.6 pontos, 8 ressaltos e 2.5 assistências. Na última temporada competiu na Liga húngara, representou o PINKK-Pecsi, continuando a demonstrar que gosta de ter a bola nos momentos de decisão. Na 1ª jornada frente ao conjunto belga registou 12 pontos, 4 ressaltos e 2 assistências.

 

Muitas estrelas, mas que terão de provar dentro do campo que são mais fortes. O Sportiva poderá beneficiar do facto de não ter competido este fim de semana na LFB, mais tempo para recuperar, para trabalho de scouting, para se focar apenas neste encontro. Um adversário que se destaca pelo seu jogo interior, pelo seu desempenho no ressalto ofensivo, pela sua capacidade de intimidação, com talento para fazer pontos no ataque, mas que certamente terá pontos fracos a serem explorados pelas campeãs nacionais.

Competições
3 NOV 2015

Mais Notícias