Final amargo

A derrota por dois pontos frente ao Antwerp Giants (77-79) afastou o campeão nacional SL Benfica da próxima fase da Fiba Europe Cup.

Competições
3 DEZ 2015

Mas é caso para dizer que, no mínimo, os encarnados mereciam o prolongamento, pela capacidade de sofrimento e atitude competitiva demonstrada pela equipa encarnada nos segundos finais do encontro. Um alley-oop no último segundo do encontro ditou o afastamento da equipa comandada por Carlos Lisboa, impedindo que o clube português terminasse com chave de ouro a renovação da aposta feita pelo clube nas provas europeias. O SL Benfica beneficiará sempre do contacto internacional, com mais um ano de experiência a equipa já se revelou muito mais competitiva e apta para discutir a passagem à fase seguinte, o que prova que é o caminho certo de um clube com o prestigio internacional do Benfica.

 

A equipa encarnada lidou bem com a pressão do jogo, não se intimidou perante o líder invicto do Grupo B, e a 4 minutos do final da 1ª parte chegou a liderar por oito pontos (40-32). Não terminou bem os primeiros vinte minutos, empate a 40 pontos, sendo que o momento menos positivo dos encarnados prolongou-se no inicio da etapa complementar (51-58).

 

Carlos Lisboa altera a estratégia defensiva, opta por uma defesa zona, e apesar de alguns problemas em controlar a tabela defensiva, a decisão revelou-se positiva. Ainda assim no final do 3º período, o Benfica perdia por cinco pontos (58-63), e a meio do 4º período eram sete os pontos que separavam os dois clubes (65-72). Ivica Radic (22 pontos e 4 ressaltos), e principalmente, Carlos Andrade (17 pontos, 4 ressaltos e 4 assistências) eram as principais referencias ofensivas do ataque encarnado e dois triplos consecutivos, um de cada, colocam o Benfica a perder pela diferença mínima (71-72) a pouco mais de 3 minutos do final.

 

A 38 segundos do final os belgas alargavam novamente a diferença pontual (76-72), nada que fizesse o campeão nacional desistir, e num esforço final muito digno, Mário Fernandes (8 pontos, 7 ressaltos e 7 assistências) empata o jogo, a menos de 2 segundos do termo, com uma improvável finalização debaixo do cesto. Um erro defensivo, falta de comunicação, proporcionou o cesto da vitória à formação belga. Por tudo que fez durante os 40 minutos, o Benfica não merecia este final tão amargo.

Competições
3 DEZ 2015

Mais Notícias