«Estamos a crescer»

Os minhotos têm-se mostrado exímios a jogar em casa, mas ainda não conseguiram vencer fora de portas.

Competições | Treinadores
27 NOV 2015

O treinador-adjunto recorda o nível das equipas que o BC Barcelos defrontou e espera que esse registo negativo mude já este fim-de-semana, na visita ao Barreiro, onde a equipa vai defrontar o Galitos.

 

Após oito jornadas disputadas, o Basquete de Barcelos soma quatro vitórias, todas elas alcançadas na condição de visitado. “Faz sentido falar em fator casa para todos os clubes. Nós em Barcelos trabalhamos para dificultar ao máximo a tarefa de quem nos visita. Jogar em Barcelos, perante os nossos adeptos, tem que ser um fator que nos ajude a alcançar vitórias. Temos encarado todos os jogos com esse espírito, construindo uma cultura de vitória em casa, que queremos alargar aos jogos fora.”

 

O oposto também é verdade, já que os minhotos ainda não conseguiram vencer fora de Barcelos. Ainda assim, André Matos destaca que a equipa se mostrou competitiva e trabalha para alcançar essa meta. “Entramos sempre com o objetivo de lutar pela vitória. Nos jogos realizados fora ainda não o conseguimos fazer, apesar de termos tido momentos bons. Nos três jogos realizados defrontamos Ovarense, Guimarães e FC Porto, três adversários com muito potencial e que normalmente fazem valer o fator casa que atrás falámos. Estamos a crescer e esse crescimento passa também por conseguir ganhar jogos fora.”

 

Analisando as estatísticas, poder-se-á concluir que o desempenho defensivo da equipa varia consoante a condição em que joga, se bem que o técnico recorde o valor dos opositores. “Para ganhar ajuda sempre sofrer menos pontos. É verdade que sofremos mais pontos fora, em média cerca de 80. Todos na equipa têm a noção que é muito complicado ganhar sofrendo tantos pontos. Mas não podemos esquecer os adversários que defrontámos.”

 

A boa exibição do Galitos no Dragão Caixa, onde não contou com a sua principal referência ofensiva Jordan Baker, reforçou a ideia que o próximo adversário do Barcelos tem muitas armas e soluções ofensivas para castigar os seus adversários. “O Galitos tem uma equipa com muita qualidade. Um plantel cheio de opções e argumentos tácticos e papéis  muito bem definidos. Sabem perfeitamente o que querem em ataque. Estão muito bem orientados e o destaque tem que ser repartido por todos.”

 

Sem apontar qualquer tipo de plano de jogo definido, André Matos não esconde que o adversário naturalmente já foi estudado, basta agora replicar dento do campo os princípios definidos a utilizar nos dois lados do campo, e em todos os momentos do jogo. “Vamos ser iguais a nós mesmos. Temos características como equipa que têm que ser aproveitadas e conhecemos bem a forma como o Galitos tem abordado os jogos. A estratégia passa por potenciar as nossas e condicionar as do Galitos.”

 

Foto: Cláudio Gomes

Competições | Treinadores
27 NOV 2015

Mais Notícias