Orientações Nacionais para a Formação de Jogadores

A formação de jogadores/as constitui, para a Direção Técnica Nacional, o mais importante assunto/problema do nosso Basquetebol, sobre o qual é urgente intervir, de forma organizada e coordenadamente.

Associações | Competições | Formação | Treinadores
11 DEZ 2015

Daí que produzir, divulgar e (ajudar a) aplicar estas Orientações Nacionais tenha seja uma tarefa prioritária para a Equipa Técnica Nacional.

 

As Orientações Nacionais são compostas por três partes:

 

·         “Percurso de Formação dum Jogador”, com coordenação do S. N. de SUB-16 Masculinos, António Paulo Ferreira;

 

·         “Tendências de Evolução do Jogo – Princípios, Conceitos”, com coordenação do S. N. de SUB-20 Masculinos, José Ricardo Rodrigues;

 

·         “Prioridades de Trabalho”, com coordenação do D. T. N., Mário Gomes.

 

A utilidade destas Orientações Nacionais dependerá da sua divulgação generalizada junto dos treinadores das categorias de formação e, principalmente, da forma como estes as aplicarem, no seu trabalho diário com os jogadores, tanto nos Clubes, como nas Seleções Regionais.

 

Num primeiro momento, a sua divulgação e apresentação foi feita, desde Outubro, junto dos Selecionadores Regionais de SUB-14 e SUB-16, através dos D. T. Regionais e em reuniões com o D. T. Nacional, expressamente convocadas para o efeito.

 

É chegada a altura de generalizar a divulgação das Orientações Nacionais e, em simultâneo, transmitir a total disponibilidade da parte da Equipa Técnica Nacional, em conjunto com a Escola Nacional de basquetebol para apoiar, no terreno, a sua aplicação, trabalhando com jogadores e treinadores.

Associações | Competições | Formação | Treinadores
11 DEZ 2015

Mais Notícias