Balanço da Liga

A competição na Liga Portuguesa de Basquetebol já só regressa em 2016, sendo esta uma boa altura para fazer um balanço dos primeiros meses da prova.

Atletas | Competições
26 DEZ 2015

A análise estatística de alguns capítulos do jogo permitem destacar os jogadores que mais se evidenciaram até agora, com a ressalva que os resultados da equipa estão sempre acima do protagonismo individual. Ainda assim compreende-se, e aceita-se, que exista a curiosidade em identificar quem tem dominado a Liga nos vários aspetos do jogo. Decidimos dar a conhecer o Top 3 das categorias habitualmente tidas em conta num jogo de basquetebol.

 

Naturalmente qua à cabeça surgem aqueles que se têm revelado mais valiosos nas 12 jornadas até agora disputadas. Sinal de qualidade, consistência e capacidade para ajudar a equipa em vários momentos e fases do jogo.

 

MVP

Nuno Marçal  – 26.1

Jordan Baker – 25.6

Sasa Borovnjak – 25.5

 

Uma das áreas mais importantes do jogo, e da qual depende uma equipa para ter sucesso nas suas ações ofensivas, tem a ver com as percentagens de lançamento. Não só os lançamentos de campo, habitualmente divididos de longa distância (3 pontos) e curta e média distância (2 pontos), mas também aqueles que são executados da linha de lance-livre.

 

Melhores marcadores

Nuno Marçal – 23.7

Jordan Baker – 21.1

Sasa Borovnjak – 19.3

 

Lançamentos de 2 pontos

Cláudio Fonseca – 68%

Henrique Piedade – 67%

Sasa Borovnjak  – 64%

 

Lançamentos de 3 pontos

Daequan Cook – 49%

Paulo Cunha – 45%

Jaime Silva – 43%

 

Lances-Livres

Anthony James – 100%

Fernando Neves  – 100%

Emanuel Sá – 100%

 

É usual dizer-se que a defesa ganha campeonatos. E para que uma equipa tenha sucesso no seu desempenho defensivo, garantir a tabela defensiva é de uma importância extrema, de modo a que o ataque só tenha direito, na melhor das hipóteses, a um lançamento por cada posse de bola. Já no ataque, o objetivo passa sempre por conseguir ressaltos ofensivos, que permitam segundas posses de bola, normalmente traduzidas em mais lançamentos, logo maior probabilidade de somar pontos.

 

Total de ressaltos

Sasa Borovnjak  – 9.8

Jordan Baker – 9.7

Jonathan Morse – 9

Jeremiah Wilson – 9

 

Ressaltos defensivos

Jordan Baker – 7

Jeremiah Wilson – 7

Fábio Lima – 6.7

 

Ressaltos ofensivos

Jonathan Morse – 4.3

Sasa Borovnjak   – 3.9

Stefan Djukic – 3.1

 

A arte de bem passar, e a capacidade para descobrir companheiros em boas situações de lançamento, é algo que distingue um jogador, características habitualmente procuradas e associadas a jogadores que lideram as suas respetivas equipas nas ações coletivas. Não é uma qualidade exclusiva dos bases, bem pelo contrário, até porque deverá ser um principio válido para todos os jogadores, independentemente da posição que ocupam dentro do campo.

 

Assistências

Devante Chance – 4.9

André Dara – 4.4

Tomás Barroso – 4

Tiago Pinto – 4

 

Nem só nas questões ofensivas um atleta pode brilhar e ser útil à sua equipa. Recuperar bolas e impedir que o ataque adversário tenha sucesso, é igualmente importante para quem quer dominar um jogo de basquetebol. Atitude, agressividade e empenhamento defensivo são características sempre apreciadas por um treinador num atleta, e quase sempre garantem a confiança do treinador traduzida em minutos de utilização.

 

Roubos de bola

Quinton Upshur – 2.9

Jonathan Morse – 2.2

Jordan Baker – 2.1

 

Desarmes de lançamento

Nathanial Maxey Jr – 2.6

Cláudio Fonseca  – 1.8

Raven Barber – 1.1

Atletas | Competições
26 DEZ 2015

Mais Notícias