«Impor pressão defensiva»

É o momento do tudo ou nada! No próximo sábado, na última jornada da Zona Sul da Proliga, Barreirense e Atlético discutem o quarto lugar, que dá acesso ao Grupo A na próxima fase.

Atletas | Competições
20 JAN 2016

A formação da margem sul do Tejo, que joga em casa, está obrigada a vencer por uma diferença superior a 20 pontos (diferença pontual do jogo da 1ª volta), uma tarefa difícil, mas não impossível, como reconhece o jogador. “Com o nosso valor tudo pode acontecer”, sublinha.

 

A equipa leva quatro derrotas consecutivas e comprometeu o apuramento para o Grupo A da competição. Na sua opinião, o que correu mal nestas últimas jornadas? Ou se preferir, onde falharam nesses encontros?

 

Na minha opinião a derivação destes últimos resultados negativos para a nossa equipa deve-se ao modo de como entrámos nos jogos. Esperámos uma reação da parte do nosso adversário, quando a meu ver nós é que precisamos reagir em primeiro lugar e dar um passo em frente desde o início das partidas. Até para irmos ganhando a nossa confiança durante os jogos, de forma a que nos momentos decisivos (4º período) saibamos decidir bem e por isso mesmo ganhar os desafios. Existem outros fatores, tais como as lesões de alguns jogadores nestes últimos meses, onde tudo tem sido feito por parte do clube de modo a não afetar o rendimento da equipa. Temos uma equipa jovem, na qual temos os nossos prós e contras. Conseguimos ter algum ritmo e dinâmica no nosso jogo, o que é bom em relação às outras equipas, mas revelamos ainda alguma inexperiência nesta competição. Um aspeto que temos vindo a trabalhar todos os dias para melhorar e só com o tempo iremos adquirir certos conhecimentos sobre esta competição.

 

Qual o estado de espírito da equipa? E de que forma vão abordar este importante jogo frente ao Atlético?

 

O estado de espírito da equipa, apesar das 4 derrotas, é positivo. Continuamos a acreditar no nosso trabalho e no modo como preparamos cada adversário semanalmente. Sabemos o nosso valor e isso nunca esteve em causa, porque já conseguimos provar que temos capacidade para defrontar qualquer equipa desta fase de igual para igual e sem receios. Vamos abordar este jogo decisivo com bastante seriedade e determinação, onde o objetivo passa por conseguirmos arrancar a vitória em nossa casa, diante dos nossos adeptos, e se possível pela margem que nos garanta o acesso à próxima fase (Grupo A).

 

Tendo em conta o que se passou no jogo da 1ª volta, e do próprio conhecimento que têm do adversário, o que terá de ser corrigido e condicionado no jogo do próximo sábado?

 

Temos a noção de que iremos ter uma difícil tarefa pela frente, mas nada é impossível. O Atlético é sem duvida a equipa com mais experiência nesta competição, onde todos sabem ler o jogo e até mesmo qualquer jogador conseguir decidi-lo. Temos que impor uma grande pressão defensiva e aumentar o nosso ritmo de jogo de modo a tentar dilatar vantagem no marcador no decorrer da partida. Para que tal aconteça, é fundamental garantir a tabela defensiva e apostar nos contra ataques/transições ofensivas. Condicionar o jogo exterior do Atlético e não permitir tiros abertos são para mim as chaves para podermos ser bem sucedidos este sábado .

 

Na sua opinião, de que forma o Barreirense poderá fazer a diferença neste jogo e eventualmente pensar em objetivos mais ambiciosos?

 

 

Na minha opinião , a diferença pode ser marcada pelo facto de jogarmos em casa diante da nossa massa associativa e da importância que este jogo tem para nós. Os nossos níveis de concentração e de preparação têm de ser altos e temos de entrar bem logo desde o inicio do encontro. Aumentar as nossas percentagens de lançamento de 2pts/3pts, tal como na linha de lance livre, onde é sempre um fator importante nestes jogos. Os nossos níveis de eficácia têm de ser elevados se queremos ambicionar passar a próxima fase neste último jogo. Não vai ser fácil com certeza , mas como tão bem conhecemos o basquetebol, sabemos que neste jogo não existem impossíveis e se acreditarmos em nós próprios, com o nosso valor, tudo pode acontecer. Eu acredito!

Atletas | Competições
20 JAN 2016

Mais Notícias