Águias e dragões avançam na Taça

A ronda de quarta-feira da Taça de Portugal masculina não trouxe surpresas, uma vez que os favoritos, que jogavam em casa, confirmaram o seu favoritismo.

Competições
4 FEV 2016

O SL Benfica, nos 16 avos-de-final, deixou pelo caminho o Galitos – Barreiro (76-63), enquanto o FC Porto, nos “oitavos”, eliminou o Sangalhos por números mais esclarecedores (101-40). Os encarnados vão agora defrontar nos oitavos-de-final da prova o Eléctrico FC, em Ponte de Sor.

 

Depois do empate registado a oito pontos, um triplo empurrou o Benfica para a liderança em definitivo. Os comandados de Carlos Lisboa souberam tirar partido ao longo de todo o encontro das situações de contra-ataque (23 pontos), bem como dominaram a luta das tabelas (44-33). Ao intervalo a vantagem do Benfica já se cifrava na casa das dezenas (41-30), embora o conjunto do Barreiro, mesmo com algumas dificuldades para somar pontos no ataque, mantivesse o jogo em aberto para o 2º tempo.

 

Mas a equipa liderada por André Martins não esteve particularmente inspirada no capítulo do lançamento (36.8% vs 46.6%), especialmente de longa distância já que converteu apenas 4 de 14 tentativas (26.6%). O mesmo se poderá dizer de traduzir em pontos os ressaltos ofensivos conquistados – 11 ressaltos, menos dois que o adversário – uma vez que os benfiquistas foram mais eficazes (15 vs 7 pontos 2ºs lançamentos).

 

Os campeões nacionais contaram com a mão quente de Daequan Cook – 5/9 da linha de triplo – que terminou o jogo com 27 pontos, tendo sido fundamental para que a vantagem se fosse avolumando no decorrer da etapa complementar, até chegar ao máximo de 21 pontos a meio do 4º período (71-50). Outro capítulo do jogo que revela partilha da bola no ataque e uma correta seleção de lançamentos, é o das assistências, com os campeões nacionais a registarem 23 durante os 40 minutos.

 

Jeremiah Wilson rubricou uma exibição muito completa, como comprovam os 18 pontos, 12 ressaltos e 4 assistências que contabilizou durante a partida. João Soares ficou a um ressalto do duplo-duplo (12 pontos e 9 ressaltos). Destaque ainda para o regresso à competição, quase um ano depois, do capitão encarnado Diogo Carreira.

 

O canadiano Jordan Baker (15 pontos, 5 ressaltos, 5 assistências, 4 roubos de bola) voltou a mostrar que faz um pouco de tudo e Darren Townes (16 pontos e 7 ressaltos) provou que é realmente reforço para esta equipa do Galitos.

Competições
4 FEV 2016

Mais Notícias