Portugueses lá fora

Hugo Lourenço em alta, na vitória épica do CP Mideba em Bilbao (73-80); na 2ª divisão espanhola, Márcio Dias foi o melhor marcador (29 pontos), no triunfo cómodo do Servigest Burgos frente ao Orto Tres Cruces (72-40).

Atletas | Competições
3 FEV 2016

A semana atribulada do CP Mideba, ao longo da qual veio a público a recusa dos atletas brasileiros Dwan Gomes e Gelson Junior em regressar ao clube – ausentes desde a pausa natalícia -, não pressagiava de todo o fim de semana heróico dos estremenhos. Limitados por esta contrariedade, assim como pela lesão de Eusebio Fernandez (2.5, base/extremo*), o CP Mideba deslocava-se a Bilbao com o moral em baixo e com apenas 6 jogadores, mas o que se passou ao longo dos 45 minutos (tempo regular, mais prolongamento) prova que os prognósticos valem pouco quando se fala de desporto. Com uma exibição superlativa, ancorados na coesão defensiva, na entreajuda e num acerto ofensivo notável, Hugo Lourenço (4.0, poste) e companhia operaram uma das surpresas da jornada. O poste luso assinou a melhor exibição da época, à mercê de 15 pontos (6/7 em lançamentos de 2 pts, 3/6 Lances livres), 9 ressaltos e 3 assistências. 73-80 no final favorável ao CP Mideba.

 

A outra surpresa aconteceu no Pavilhão Pilar Fernández Valderrama, em Valladolid, onde o Fundación Grupo Norte, de Pedro Bártolo (base, 2.5), quebrou a invencibilidade do AMIAB Albacete, impondo-se por 65-56. A participação do português foi escassa (1 assistência), ao dispor apenas de 3:27 minutos no quarto e decisivo período, mas ainda assim positiva, já que a sua entrada proporcionou maior intensidade defensiva e com isso a recuperação de uma desvantagem de 5 pontos. Igal Allon Dor-Onn (base, 4.5) esteve de mão quente, ao anotar 33 pontos, dando a marcar em 6 ocasiões e conquistando 6 ressaltos.

 

No pavilhão do Colegio San Agustín, em Madrid, o Clinicas Rincon Amivel sofreu uma pesada (e expectável) derrota perante o todo-poderoso CD Ilunión (95-33), com Cláudio Batista (4.5, poste) a somar 4 minutos, durante os quais acrescentou 4 pontos ao marcador, tendo ganho 1 ressalto.

 

Na 2ª divisão espanhola, Márcio Dias (4.5) voltou a exibir-se a grande nível, na vitória do Servigest Burgos por 72-40 face ao Orto Tres Cruces, de Zamora. O poste português viveu um dia particularmente inspirado, tendo concretizado 29 pontos, aos quais se juntam 17 ressaltos e 4 assistências, tendo desta forma ajudado a sua equipa a carimbar a passagem à fase de eliminatórias, que precede a final-four. Já Helder Silva, capitão da equipa, apontou 5 pontos, ganhou 1 ressalto e assistiu por 8 vezes.

 

Em França, na 2ª divisão, Valter Mendes (4.0, poste) atuou 25 minutos pelo Lyon Metropole e contribuiu com 6 pontos, marca insuficiente porém para evitar a derrota diante do Luc Handibasket, 3º classificado, por 42-60. No próximo dia 13 de Fevereiro, o atleta ex-APD Leiria terá pela frente um compromisso importante na luta pela manutenção contra o Dijon.

 

NOTAS:

– A pontuação do jogador é atribuída por classificadores especializados que atendem à funcionalidade do atleta na cadeira de jogo, assim como à sua lesão. Varia entre 1 e 4.5, sendo que quanto mais alta for a pontuação, maior é a funcionalidade do jogador. O total presente no 5 inicial não pode exceder os 14,5 pontos em competições de clubes e os 14 em provas de seleções.

 

– A imagem deste artigo reporta-se a Márcio Dias, atleta do Servigest Burgos, em ação

 

Atletas | Competições
3 FEV 2016

Mais Notícias