«Intensidade e rigor»

Terminada a 1ª fase de grupos do Campeonato da Proliga, oito equipas ainda aspiram à conquista do título e consequente subida à LPB.

Atletas | Competições
28 JAN 2016

Os resultados obtidos na fase anterior contam, o que faz com que a equipa do Atlético se desloque aos Açores para disputar uma jornada dupla ainda mais pressionada e sem grande margem para erro. João Manuel reconhece essa necessidade de vencer e aposta no rigor, disciplina tática e plano de jogo como forma de bater o Terceira Basket e o AngraBasket, dois adversários melhores classificados à partida para este Grupo A.

 

O apuramento para o Grupo A foi alcançado com algum sofrimento. Acha que a equipa poderia ter feito mais e melhor durante a 1ª fase?

 

Foi um desafio enorme. Analisando os planteis das 8 equipas participantes previa um maior desequilíbrio entre os 4 primeiros e os 4 últimos. Prova do equilíbrio é o facto de só termos ganho os 2 jogos a duas das 8 equipas, uma das quais a vencedora desta fase. Com todos os desafios e condicionantes com que nos deparamos semanalmente, creio que era difícil fazer melhor.

 

O facto de a equipa se dar melhor com as equipas teoricamente mais fortes poderá ser um fator positivo para esta 2ª fase?

 

 

Não acredito que seja um fator. Não conhecendo em pormenor as equipas do Norte, posso afirmar que entramos em todos os jogos desta segunda fase com reais hipóteses de vencê-los. Consegui-lo dependerá somente de sermos capazes de jogar com intensidade e de sermos rigorosos.

 

 

Partem com alguma desvantagem. Concorda que esta jornada dupla, não sendo obviamente decisiva, ajudará a determinar para que objetivos jogarão até final deste Grupo A?

 

Aproveito a pergunta para dizer que não me parece aceitável que se alterem as regras de uma competição em curso.

Posto isto, cada jogo tornou-se decisivo para nós. Independentemente dos resultados deste fim de semana e até que seja matematicamente impossível, mantemos o mesmo objetivo que foi definido no inicio da época.

 

 

Na fase que agora terminou venceram os dois jogos frente ao Terceira Basket. Achas que é possível repetir esse resultado? E com as alterações verificadas no plantel do Terceira, mudou muita coisa? E onde continua a ser forte?

 

Entre os dois jogos da primeira fase, as duas equipas apresentaram algumas alterações nos convocados. O mesmo vai acontecer este sábado, sendo imprevisível como as equipas vão "encaixar". O Terceira Basket provou ser a equipa mais forte da primeira fase. Individualmente, destaco o papel do base, contribui em todos os aspectos do jogo e fá-lo com muita qualidade. É o "motor" da equipa.

 

 

Já frente ao AngraBasket as coisas nunca correram bem. Dificuldades em encaixar no estilo de jogo ou características dos jogadores? Ou destacarias alguma área do jogo m que foram sempre superados, o que acabou por ditar a derrota?

 

Foram ambos jogos muito equilibrados e decididos nos pormenores, onde o Angra Basket foi melhor. No domingo, para vencer, temos de seguir o plano de jogo durante os 40 minutos.

 

 

2ª FASE – GRUPO A

1º – Illiabum                    12 pts

2º – Terceira Basket     10 pts

3º – SL Benfica B            9 pts

4º – AngraBasket            9 pts

5º – Dragon Force           9 pts

6º – Atlético CP                9 pts

7º – Vasco da Gama       8 pts

8º – Sangalhos DC         7 pts

Atletas | Competições
28 JAN 2016

Mais Notícias