Sportiva impõe-se em Lousada

A viagem do União Sportiva até ao continente foi proveitosa, já que as campeãs nacionais prolongaram, em Lousada, o seu ciclo vitorioso (87-59).

Competições
24 JAN 2016

Depois de um quarto inicial equilibrado, a formação de S. Miguel disparou no resultado, com a diferença pontual a ganhar a maior expressão à medida que o jogo caminhava para o seu final. Depois de um período de grande fulgor, o Lousada atravessa agora uma fase menos positiva, que a coloca na luta por um lugar entre os 8 melhores no final desta fase.

 

Depois de um excelente 1º período em que a equipa de Lousada se mostrou muito competitiva e com capacidade para se superiorizar ao atual campeão nacional (21-20), o 2º quarto foi bastante diferente. Nos segundos 10 minutos a equipa da casa perdeu eficácia ofensiva (9 pontos), bem como sentiu dificuldades em condicionar o sucesso ofensivo das açorianas (24 pontos). Ao intervalo o conjunto de S. Miguel vencia por 44-30.

 

O Sportiva mostrava-se muito agressivo a atacar o cesto e ao intervalo já tinha beneficiado de 23 lances-livres, dos quais concretizou 17. As açorianas estavam muito bem no capitulo do lançamento, enquanto o conjunto nortenho, apesar dos 10 ressaltos ofensivos capturados, não traduzia esse desempenho em pontos, algo que se refletiu na fraca percentagem de dois pontos (6/21 – 29%). Mas nem tudo era negativo na equipa de Lousada, já que o seu aproveitamento em termos de triplos era de muito bom nível (5/9 – 56%).

 

No inicio da etapa complementar a superioridade do União Sportiva acentuou-se, algo que se refletiu no avolumar do resultado no final do 3º período (70-42). As insulares nesta fase da partida já se mostravam mais fortes no jogo interior (30 vs 16 pontos no pintado) e continuavam a obrigar o Lousada a ter que recorrer muitas às vezes à falta (31) como forma de parar os seus ataques.

 

A boa eficácia no capitulo do lançamento (28/48 – 58%) – 6 em 12 da linha de três pontos – fez com que o União Sportiva tivesse sempre uma boa produção ofensiva. Ashley Bruner (27 pontos e 14 ressaltos), que falhou apenas dois lançamentos de campo (10/12), é a imagem da assertividade açoriana a atirar ao cesto. Tamara Milovac somou 15 pontos e 4 ressaltos, com Milica Ivanovic (14 pontos) a ser a 3ª melhor marcadora do Sportiva.

 

O Lousada teve um comportamento extraordinário na tabela ofensiva (20 ressaltos), mas faltou-lhe inspiração na hora de atirar ao cesto. O trio composto por Paula Tarnachowicz, Janee Morton e Catarina Mateus terminou o encontro com 10 pontos, mas não chegou para evitar o 3º desaire caseiro consecutivo.

Competições
24 JAN 2016

Mais Notícias