Convívio “Sábados Há Minis”

Bolas a saltar, sorrisos e olhos de crianças a brilhar, voltou o Minibasquete ao Palácio dos Desportos de Torres Novas! Um estranho fenómeno aconteceu no passado sábado em diversos locais do distrito de Santarém, que impeliu crianças do Cartaxo, de Tomar, de Rio Maior, da Chamusca e também de Torres Novas a saltar cedo das camas, acordar os pais e a dirigir-se ao Palácio dos Desportos em terras de Gil Paes.

Competições | FPB
16 FEV 2016

 

Segundo relatos dos petizes, acordaram ao som de uma bola colorida a bater no chão dos seus quartos, levantaram-se e tentaram agarrá-la, mas ela afastava-se a cada tentativa, seguiram-na, e mal deram por isso, entraram num casarão enorme, muito bonito, todo forrado a madeira, onde se juntaram a outros meninos com roupas da mesma cor e também, a outros meninos, vestidos de cores diferentes. E foi aí, que à vez, a bola se ia deixando agarrar, ora por uns, ora por outros, até acabar por ser lançada a uns cestos furados, presos a uns postes altos, espalhados pela sala principal do casarão.

 

Durante toda a manhã, em três retângulos simétricos e adjacentes, com postes com os tais cestos furados em extremidades opostas, em perseguição a bolas coloridas, se foi assistindo a pintalgados bailados de azuis contra roxos, de verdes e amarelos contra amarelos e roxos, de verdes contra amarelos, de amarelos contra azuis e pasme-se, até de amarelos e verdes contra verdes e amarelos, tal como se de uma palete de arcos íris em movimento se tratasse.

 

E se no salão principal, no meio de toda a miscelânea de cores, de correrias, de saltos, de passes e de lançamentos, a alegria da criançada era evidente, também nas bancadas, os familiares da petizada se divertiam com cada incidente, puxando pelos seus gladiadores, mas aplaudindo indiscriminadamente os esforços de todos os meninos em contenda.

 

No final, ao cair do pano, após um merecido lanchinho, para repor energias perdidas atrás de coloridas bolas, todos os meninos e meninas regressaram a suas casas, com um brilho nos olhos, reflexo cintilante de toda a magia do Minibasquete.

 

 

 Relatório sintético:

Estiveram presentes sete clubes do distrito de Santarém, quatro equipas de Mini-8 e sete equipas de Mini-10, num total de cinquenta e cinco mini atletas.

Realizaram-se onze jogos com três períodos de oito minutos cada e intervalos de dois minutos entre períodos.

Jogou-se pelo prazer de jogar, não houve contagem de pontos.

Arbitraram os jogos atletas de Sub-14 e Sub-16 do CDTN-OAB.

O clube organizador distribuiu lanches e diplomas aos atletas e a Associação de Basquetebol de Santarém ofereceu-lhes pulseiras alusivas ao evento.

Competições | FPB
16 FEV 2016

Mais Notícias