«Garantir já o playoff»

O BC Barcelos tem sido uma das surpresas da Liga Portuguesa de Basquetebol, sendo que a equipa minhota está à beira de garantir um lugar entre os outros primeiros e a consequente presença no playoff.

Atletas | Competições
4 FEV 2016

Se sábado ganhar à Oliveirense, carimba já o passaporte, numa partida que merece a antevisão de Nuno Pedroso, atleta da formação barcelense.

 

São uma equipa que habitualmente não sofre muitos pontos. O sucesso começa na defesa? Trata-se de uma forma de “esconder” menos talento ofensivo?

É verdade que em termos ofensivos temos uma média de 67pontos marcados/jogo, o que nos coloca com uma das médias mais baixas da Liga, mas a diferença para as equipas que marcam mais não é muito grande, acabando por ser determinante a nossa prestação a nível defensivo. Desta forma, mesmo que no ataque as coisas não possam correr sempre bem, tentamos compensar com boas prestações defensivas. Penso que temos capacidade para marcar pontos, e à medida que decorre a época, este é um dos aspectos que sabemos que pode ser melhorado.  Temos uma equipa praticamente construída do zero, e assimilar as novas ideias e estilo de jogo também leva o seu tempo, mas nesta altura, e olhando para trás, posso dizer que estamos melhor, sinal de que houve evolução, o que é bom.

 

O jogo da 1ª volta com a Oliveirense foi muito equilibrado e só no último período deram a volta ao resultado. Ainda se recorda do que ditou a diferença nessa parte final e que terá que ser repetido no jogo do próximo sábado?

Foi sem dúvida um jogo equilibrado e, tirando 3 ou 4 jogos, todos os restantes têm sido decididos por poucos pontos. Isto aconteceu em vitórias que conseguimos mas também em algumas derrotas, que poderiam ter sido decididas para o nosso lado. O plano de jogo está traçado e para termos sucesso contra a Oliveirense é preciso executar quase na perfeição. Passa muito pelo que disse anteriormente, uma boa prestação a nível defensivo e tentar executar bem ofensivamente. Nos primeiros jogos da época, nalgumas derrotas que tivemos, conseguimos equilibrar as partidas até ao 3° e 4° período ,baqueando já nos últimos minutos. Agora penso que conseguimos ser mais consistentes e prolongar esse equilíbrio até ao fim. Isso será a chave para alcançar a vitória.

 

Certamente que viu o jogo da Oliveirense frente ao FC Porto. O que mais o impressionou na equipa da Oliveirense durante esse jogo?

Depois de um período menos bom, onde aconteceram algumas mudanças no plantel, penso que a Oliveirense está de novo numa fase positiva, prova disso foi a vitória que conseguiram frente ao FC Porto. Eu concordo com a analise que o prof. José Ricardo fez no final do jogo, a consistência que apresentaram desde o inicio até ao fim da partida foi preponderante para conseguirem a vitória. Isso foi sem dúvida o que se destacou mais, sempre muito concentrados defensivamente e muito organizados no ataque, procurando as melhores soluções. E de destacar também a capacidade individual dos seus jogadores, capazes de decidir situações com ações individuais, o que mostra que temos que estar muito concentrados para ter sucesso.

 

Vencer este jogo seria um passo de gigante para garantir desde logo o 5º lugar nesta fase. Pensam nesse objetivo? Sentem pressão acrescida pelo facto de andarem tão em cima na tabela classificativa?

Sem dúvida que seria muito bom alcançar a vitória, garantiria quase de certeza a presença no playoff e no grupo dos 6 primeiros, alcançando mais um objetivo que estabelecemos para esta época. Quanto à pressão, temos que lidar com ela, mas não penso que a posição que ocupamos neste momento possa significar um aumento acrescido. Cada um tem a sua forma de lidar com ela e sinceramente neste momento só dependemos de nós para garantir a presença no playoff. Existiria muito mais pressão se dependêssemos de terceiros para alcançar os objetivos, assim só nos resta trabalhar para garantir o mais rápido possível essa presença, e queremos muito consegui-la já no próximo jogo.

Atletas | Competições
4 FEV 2016

Mais Notícias