Portugueses lá fora

No duelo mais equilibrado da liga espanhola, o Fundacion Grupo Norte, de Pedro Bártolo, levou a melhor sobre o CP Mideba, de Hugo Lourenço; Ismael de Sousa somou nova vitória na Série B, em Itália.

Atletas | Competições
24 FEV 2016

No confronto entre portugueses, o Fundacion Grupo Norte BSR Valladolid bateu o CP Mideba Extremadura por 68-60, num jogo só decidido nos últimos minutos. Com apenas 7 jogadores, a equipa de Badajoz dificultou, e muito, a tarefa dos comandados de José Antonio de Castro que, graças à consistência defensiva, aplacando o mais possível as iniciativas do base Alberto Esteche, e ao acerto ofensivo em momentos críticos, construíram a terceira vitória consecutiva, na fase do título.

O CP Mideba entrou com personalidade em campo, alternando com sabedoria a exploração do jogo interior de Hugo Lourenço com os lançamentos exteriores de Alberto Esteche e Jose Cano, particularmente assertivos inicialmente, todos bem amparados pelo incansável Jose Manuel Conde. Por seu turno, o Fundacion Grupo Norte carregava no jogo interior, onde surgia um inspirado Luis Eduardo Jasso, melhor marcador do encontro com 21 pontos, que beneficiava do bom trabalho de Juan Luis Perez para chegar a zonas de concretização cómodas e da sintonia com Allon Dor-Onn e Lalo Prieto. A toada manteve-se durante os 40 minutos, com as equipas a porem em prática fielmente o seu estilo de jogo, acabando a rotatividade e a frieza do Fundacion Grupo Norte por se revelar decisiva para que o triunfo ficasse em Valladolid.

Quanto à prestação dos portugueses, Hugo Lourenço, que atuou 32 minutos, foi o que mais assistiu na sua equipa (7), contribuiu com 8 pontos, resultado de 4 lançamentos bem sucedidos em 5 tentados, e emprestou à sua equipa a presença e agressividade defensiva que se lhe reconhece. Já Pedro Bártolodispôs de 12 minutos, entre o 2º e o 3º período, bem capitalizados na pressão a Alberto Esteche, principal estratega dos estremenhos, além de ter marcado 4 pontos (2 em 3) e assistido por duas vezes os seus companheiros, ajudando a recuperar de uma desvantagem de 5 pontos.

No outro jogo a envolver portugueses, Cláudio Batista atuou durante 3:30 minutos, na derrota do Clinicas Rincón Amível diante de Getafe por 69-49.

Este fim de semana, disputa-se a Taça do Rei, que terá como anfitrião precisamente o Clinincas Rincón Amível, de Málaga. A competição terá transmissão via streaming, no site da televisão pública espanhola rtve.es, assim como no portal da Federação Espanhola de Desporto para Pessoas com deficiência motora, tupuedestv.com, sendo que a final passará em direto, no domingo às 12:00, no canal público de desporto Teledeporte (TDP). 

 

Já em Itália, Ismael de Sousa voltou a vencer. O SS Lazio Il Gioco del Lotto superiorizou-se ao I Bradipi Circolo Dozza, de Bolonha, por 57-54, consumando a nona vitória em igual número de jogos na fase regular do grupo C, da série B. O poste luso apontou 7 pontos e a sua entrada trouxe uma dinâmica positiva ao jogo da formação romana, que no próximo fim de semana disputa a última jornada da fase regular, em Piacenza, frente ao Bulla Sport ASD Osp. Verdi.

 

Outros jogos com portugueses no fim de semana:

1ª divisão francesa: Meylan Grenoble (Nuno Neves) vs Le Cannet, 27/02, às 16h (hora local)

2ª divisão francesa: Lyon Metropole (Valter Mendes) vs Strasbourg, 27/02, às 17h (hora local)

 

Nota: Na foto podemos ver um duelo de portugueses: Hugo Lorenço com o n.º 13, de negro. a ser defendido pelo n.º 6, de roxo, Pedro Bártolo.

Atletas | Competições
24 FEV 2016

Mais Notícias