«Estamos motivadas»

Depois da vitória com a Islândia, a equipa feminina defronta esta quarta-feira, em Ílhavo, a Eslováquia, adversário que já encontrou nesta fase de apuramento para o Europeu de 2017, e por isso Portugal sabe o que esperar.

Associações | Competições | Seleções
24 FEV 2016

A jogadora lembra que a defesa tem sido o segredo do sucesso da formação nacional, por isso será importante estar bem nesse capítulo, mas não é o único. “Entrar bem no jogo é sempre importante pois estamos perante uma equipa bastante experiente”, alerta a atleta..

 

A vitória sobre a Islândia pode ajudar a que o rendimento e desempenho da Seleção dentro de campo seja ainda mais positivo, já que faz aumentar simultaneamente a confiança e ambição para o próximo jogo frente à Eslováquia. “Esta vitória permite-nos sonhar com o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa. Estamos motivadas mas continuamos a trabalhar da mesma forma. Sérias e concentradas nas coisas que temos que fazer.”, afirma Ana Fonseca.

 

Mesmo tendo ganho, Ana sente que Portugal pode ser ainda mais forte. A atleta garante que o grupo tentará sempre melhorar o seu desempenho e que o sucesso desta Seleção passará sempre pela defesa: “Melhor podemos sempre fazer. Nunca há um jogo perfeito nem nunca estamos satisfeitas com as coisas que fazemos. É assim que evoluímos e que somos melhores. Um dos aspetos em que precisamos ser mais consistentes é na defesa. Esta é a nossa marca e tem que ser a partir dela que ganhamos os jogos.”

 

O trabalho de scounting está feito, até porque as duas seleções já se defrontaram nesta fase de apuramento. As jogadoras nacionais sabem bem quais os principais problemas que irão ser colocados pela Eslováquia no jogo da próxima quarta-feira, pelo que resta agora condicionar ao máximo os pontos fortes do adversário: “A Eslováquia é uma equipa que joga muito em pick&roll e em criar desequilíbrios a partir dos mesmos. Além disso, tem uma equipa de estatura elevada, em comparação com a nossa, principalmente nas posições próximas do cesto.”

 

Portugal tem revelado bastantes dificuldades no capítulo do lançamento. Mas tal não significa que não existam atiradoras neste grupo de Portugal. Fica o nosso desejo, e o de Ana, que quarta-feira Portugal esteja numa noite de grande inspiração a atirar ao cesto. “Portugal tem excelentes lançadoras mas, como toda a gente sabe, mesmo as boas lançadoras podem ter dias menos conseguidos. Portanto essa pergunta não tem muito sentido.”, considerou a basquetebolista.

 

Portugal vai abordar o jogo de uma forma ambiciosa, tendo sempre em mente que há que ter em conta o resultado do jogo da 1ª volta. De forma a não complicar uma missão por si só complicada, Ana Fonseca não quer começar o encontro com um parcial negativo: “Entrar bem no jogo é sempre importante pois estamos perante uma equipa bastante experiente. Se tivermos que correr atrás do resultado a nossa tarefa torna-se mais difícil.”

Associações | Competições | Seleções
24 FEV 2016

Mais Notícias