Vitória SC na Final 8

Ao bater esta quarta-feira à noite, em Guimarães, a UD Oliveirense por 73-67, o Vitória SC foi a penúltima equipa a apurar-se para a Final 8 da Taça de Portugal.

Competições
17 FEV 2016

Depois de um inicio mais positivo por parte da equipa da casa, a formação de Oliveira de Azeméis conseguiu encostar no resultado, e estar mesmo por cima no marcador nos primeiros minutos do 4º período. Mas depois de uma fase de muito equilíbrio, os comandados de Fernando Sá garantiram a passagem à fase seguinte nos derradeiros 90 segundos da eliminatória.

 

Para o Vitória, vencer este encontro era uma forma de tornar mais positiva uma temporada que não tem proporcionado muitos motivos de alegrias. E foi com essa determinação que os vitorianos entraram no jogo, conseguindo uma vantagem de nove pontos, depois de um período muito produtivo em pontos (22-13). O 2º período foi bastante mais equilibrado, com os forasteiros a aproximarem-se um pouco mais no marcador perto do intervalo (29-34).

 

O descanso teve um efeito positivo na equipa do Vitória, já que regressou ao campo com a mesma atitude do início do encontro. E passados quatro minutos, os comandados de Fernando Sá comandavam por uma diferença nos dois dígitos (44-33). Não se desuniu a Oliveirense, voltando a demonstrar a capacidade para ir novamente atrás do resultado, sendo que à entrada do derradeiro quarto estava perfeitamente na discussão da eliminatória (50-54).

 

E foi mesmo a Oliveirense a começar melhor o 4º período, chegando a comandar por quatro pontos (61-57). Mas seria um triplo de João Balseiro a cortar o bom momento dos visitantes. Seguiram-se alguns minutos marcados por várias alternâncias no marcador, até que a 1.49 minutos do final as duas equipas estavam empatadas a 65 pontos. Os turnovers e a falta de eficácia da equipa da Oliveirense comprometeram em definitivo as possibilidades do conjunto seguir em frente na prova.

 

Mesmo sem ter estado brilhante da linha de lance-livre (24/17 – 71%), o Vitória foi amealhando pontos importantes, acabando por vencer o jogo. A equipa vimaranense tirou partido dos turnovers do adversário para somar 15 pontos, bem como se mostrou mais assertiva da linha de três pontos (8/25 – 32% vs 5/23 – 22%). Ervin Kiley (10 pontos, 11 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola) registou um duplo-duplo, enquanto Rui Quintino, autor de 13 pontos e 5 ressaltos, foi o melhor marcador do Vitória, num jogo em que João Balseiro (12 pontos e 4 ressaltos) e João Guerreiro (9 pontos e 8 ressaltos) estiveram igualmente bem.

 

A Oliveirense vendeu cara a derrota, esteve ativa no ressalto ofensivo (12), somou mais pontos em contra-ataque (12), bem como beneficiou de mais pontos conseguidos em segundos lançamentos (17). O norte-americano James Ellisor (16 pontos e 4 ressaltos) foi novamente o melhor marcador da equipa, seguido de perto por Carlos Fechas (14 pontos, 4 ressaltos e 4 assistências), Arturs Bricis (12 pontos e 5 ressaltos) e Elvis Évora (9 pontos e 11 ressaltos).

Competições
17 FEV 2016

Mais Notícias