«Ser competitivos e vencer»

Se alguns lutam por subir de divisão, no Grupo B do Campeonato da Proliga o objetivo é garantir a permanência.

Atletas | Competições
15 FEV 2016

Um objetivo para o qual o Belenenses está muito bem posicionado, já que lidera esta fase com um registo de 6V e 2D. O próximo encontro será frente ao Esgueira/OLI, um dos segundos classificados, e que ainda não perdeu neste Grupo B. Tiago Brito relembra a experiência da equipa de Aveiro, bem como a qualidade que tem e que quase lhe permitiu chegar ao grupo de cima da competição. O atleta da equipa do Restelo quer interromper a invencibilidade dos esgueirenses nesta fase, de modo a garantir o mais rápido possível a manutenção. Para isso o Belenenses tem que se mostrar competitivo e atento a todos os pormenores do jogo.

 

O adversário deste fim de semana é um dos clubes históricos da modalidade, contando com vários anos de experiência no campeonato da Proliga. Tiago Brito alerta para a sua invencibilidade, bem como para o seu desempenho na fase anterior. “O Esgueira tem história no basquetebol português e nomeadamente nas últimas épocas na Proliga, onde milita há vários anos apresentando sempre equipas competitivas. Este ano não é exceção. E a prova disso é que estiveram muito perto de passar no grupo dos primeiros da zona norte, não esquecendo nesta segunda fase têm duas vitórias em dois jogos", considera o atleta.

 

Motivos mais do que suficientes para esperar um jogo de elevado grau de dificuldade, onde todos os detalhes vão contar, mas que Brito quer vencer de modo a dar mais um passo rumo ao grande objetivo desta fase. “Por isso mesmo esperamos um jogo complicado e equilibrado, com o Esgueira a procurar tirar vantagem do fator casa e onde os pormenores vão fazer a diferença. Sabendo isto tudo queremos ser competitivos e vencer o jogo de maneira a assegurarmos o mais rápido possível a manutenção.”

 

A equipa de Belém quer regressar a Lisboa no 1º lugar, simplificando ainda mais o trabalho de Tiago Brito e companheiros, já que depois seguem-se mais jogos a ser disputados no Restelo: “Queremos manter o primeiro lugar e com isso garantir a manutenção aproveitando o facto de termos beneficiado com as vitórias que trouxemos da primeira fase. Estamos conscientes de que podemos fazer uma boa campanha nesta segunda fase depois desta sequência de jogos fora de portas. Queremos fazer valer o factor casa e vencer o maior número de jogos no Acácio Rosa de maneira a terminarmos esta segunda fase onde começámos.”

 

A margem para erro nesta fase é nula, especialmente para aqueles que estão obrigados a ter que recuperar posições na tabela classificativa. Mas Brito garante que o Belenenses não vai adormecer sobre aquilo que já foi conquistados: “Todas as equipas vão jogar no limite pois qualquer vitória é fundamental para garantir a manutenção e nós, mesmo estando em primeiro lugar nesta fase, não nos esquecemos de que esse é o primeiro objetivo", garantiu Tiago Brito.

Atletas | Competições
15 FEV 2016

Mais Notícias