União Sportiva conquista Taça de Portugal feminina

De uma forma relativamente tranquila, a equipa feminina do União Sportiva conquistou a primeira Taça de Portugal do seu historial, naquela que foi também a primeira vez que o troféu foi para um conjunto  dos Açores. As insulares bateram o Olivais por 74-51, sendo de destacar a entrega de ambas as formações.

Atletas | Competições | Treinadores
8 MAR 2016

Parabéns para todos os intervenientes nesta Final Four que animou a cidade de Coimbra!

 

Num bom fim de semana para a propaganda da modalidade, o SportivaAzoresAirlines estreou-se a ganhar a Taça de Portugal, graças ao triunfo sobre o Olivais/UrgiCentro-SAN por 74-51.

 

Com as bancadas do Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra, bem compostas, e pese um início de jogo algo equilibrado, o Sportiva tomou conta das operações, revelando maior acerto na hora de lançar ao cesto. Numa partida durante a qual as jogadoras foram inexcedíveis, a equipa açoriana começou a descolar no marcador a partir do meio do 1.º período, quando atingiu o resultado de 11-5, sendo que logo aí as bases para aquilo que seria o desafio foram lançadas. Um Sportiva forte no jogo exterior – 58% de eficácia da linha de 3 pontos – a contrastar com o maior número de falhanços evidenciado pelo Olivais.

 

A agressividade defensiva exibida pelo Sportiva foi importante para travar o ímpeto do adversário, o que se refletiu em vário turnovers, principalmente no segundo quarto. Foi neste período que a vantagem açoriana se foi avolumando, com algumas atletas em destaque ao não perdoarem os erros ofensivos de um Olivais muito apoiado por entusiastas adeptos. fixando o marcador em 47-26 à entrada para o intervalo.

 

No regresso dos balneários, a formação de Coimbra entrou disposta a inverter o rumo dos acontecimentos, reduzindo distâncias (48-33), mas os triplos iam caindo para o Sportiva, o que originou uma nova e irreversível fuga das insulares. A equipa comandada por Ricardo Botelho passou então a gerir o desafio, nunca deixando de proporcionar bons momentos.

 

O quarto período acabou por se desenrolar de uma forma tranquila, numa altura em que o resultado final já estava traçado, com o mesmo a situar-se  em 74-51, terminado jogo decisivo. Pelo Sportiva há a realçar, em termos individuais, o desempenho de várias basquetebolistas, com destaque para Felicite Mendes (16 pontos e 4 ressaltos), Milica Ivanovic (15 pontos e 5 ressaltos) e Shaqwedia Wallace, que obteve os mesmos números da sua colega sérvia. Por seu turno, em relação ao Olivais, de salientar os 19 pontos e 6 ressaltos de Jasmine Crew, além da exibição de Brittany Hodges (16 pontos e 9 ressaltos).

 

O basquetebol saiu privilegiado depois deste confronto, com o Olivais a merecer elogios pela forma como encarou esta prova, aproveitando o fator casa para proporcionar grandes momentos. Parabéns para o União Sportiva por esta importante conquista, mas também para todos os restantes intervenientes ao longo do fim de semana.

 

Viva o basquetebol!

 

Atletas | Competições | Treinadores
8 MAR 2016

Mais Notícias