Portugueses lá fora

Fim de semana inglório para Pedro Bártolo, Cláudio Batista e Hugo Lourenço, na Copa do Rei de Espanha, ao serem eliminados nos quartos de final da prova; em França, na 2ª divisão, Valter Mendes voltou a perder, enquanto na 1ª liga, o Meylan Grenoble de Nuno Neves caiu perante o 2º classificado Le Cannet; Ismael de Sousa foi o único português a sorrir, na última jornada da fase regular da série B, em Itália. 

Atletas | Competições
1 MAR 2016

O Fundacion Grupo Norte BSR Valladolid (Pedro Bártolo) tinha a missão mais espinhosa nos quartos de final da Copa do Rei, já que defrontava os galácticos do CD Ilunion, que viria a conquistar a prova pela sexta vez consecutiva, no domingo diante do BSR Amiab Albacete. Apesar da boa réplica, assente na intensidade e rigor defensivo que têm vindo a pautar o seu jogo ao longo da época, os de Valladolid sucumbiram, como esperado, face ao poderio do adversário por 69-54, num dia inspirado do portentoso poste colombiano, Rodney Hawkins, autor de 20 pontos. Pedro Bártolo atuou apenas durante sensivelmente 7 minutos, numa tentativa, que se revelaria frustrada, de pressionar a saída de bola dos madrilenos e diminuir a desvantagem no marcador.

O CP Mideba de Hugo Lourenço também ficou pela primeira fase da competição, tendo sido incapaz de contrariar o favoritismo e a profundidade de banco da equipa de Albacete, em teoria – confirmar-se-ia depois na prática – o segundo conjunto mais forte. Se nos dois primeiros períodos os estremenhos mantiveram a balança equilibrada, mesmo com apenas 7 jogadores disponíveis, o ataque algo entorpecido e estático aliado à impotência para parar o vendaval ofensivo dos comandados de Abraham Carrion diluíram as esperanças de disputar o encontro até final. Um Kyle Marsh sublime, base internacional britânico, com 7/15 em lançamentos de 2 pts e 4/7 em triplos, bem secundado pelo poste internacional espanhol Roberto Mena, que amealhou 16 pontos, foram os principais destaques na vitória por 63-41. Do lado da equipa de Badajoz, Jose Cano (12 pts), Alberto Esteche (12 pts) e Adrian Perez (13pts) estiveram em evidência do ponto de vista ofensivo. Durante os quase 33 minutos em campo, Hugo Lourenço teve uma prestação mais tímida no ataque, ao apontar 4 pontos, somando-lhe 3 recuperações de bola, 3 assistências e 8 ressaltos. Pela negativa, registou 4 turnovers.

Quanto ao Clinicas Rincon Amivel, de Málaga, anfitrião da prova, perdeu também nos quartos de final contra o BSR Ace Gran Canaria por peremptórios 71-56. O poste luso Cláudio Batista não gozou de qualquer minuto no encontro.

No próximo fim de semana, regressa a liga com novo embate entre portugueses: o Fundacion Grupo Norte BSR Valladolid desloca-se outra vez a Málaga para medir forças com o Clinicas Rincon Amivel. Nesta fase do título, os visitantes contam por vitórias os jogos disputados, vivendo os malaguenhos situação oposta.

 

Em França, no Nationale B – 2ª divisão -, o Lyon Metropole complicou as contas na luta pela manutenção ao sair derrotado em casa face ao Strasbourg, equipa sobre a qual tinha levado a melhor na primeira volta. Contrastando com o equilíbrio da primeira parte, o Lyon Metropole foi totalmente dominado pelo Strasbourg que alcançaria uma vitória contundente por 28-66. Valter Mendes participou nos primeiros 15 minutos do jogo e acrescentou solidez defensiva à sua equipa. Na próxima semana, a equipa do ex-APD Leiria viaja até Dijon, num jogo que será decisivo na luta pela permanência.

Na primeira divisão, o Meylan Grenoble de Nuno Neves foi batido, no seu reduto, por categóricos 71-41 pelo Le Cannet, atual segundo classificado. Com este resultado negativo, a equipa permanece no 9º e penúltimo lugar da tabela. Na próxima jornada, a 15ª, o Meylan Grenoble enfrenta o Le Puy en Velay que ocupa o 6º lugar. 

 

Em Itália, na 10ª e última jornada do grupo C da fase regular da Série B italiana, o SS Lazio de Ismael de Sousa fechou as contas com o pecúlio impressionante de 10 triunfos. Desta feita, a “vítima” foi o Bulla Sport ASD Osp. Verdi, de Piacenza, que a jogar em casa consentiu uma derrota perante os romanos por 38-46. 

 

Nota: A foto reporta-se a Valter Mendes, jogador do Lyon Metropole

Atletas | Competições
1 MAR 2016

Mais Notícias