«Mais unidos que nunca»

O Illiabum tem este fim-de-semana uma importante deslocação aos Açores, onde de uma assentada defronta o AngraBasket (sábado, às 16h30) e o Terceira (domingo, à mesma hora).

Atletas | Competições
1 MAR 2016

A vitória nos dois jogos pode significar o triunfo no Grupo A da Proliga; o base sabe que não será fácil (a equipa está ciente das dificuldades que a esperam), mas o jogador confia nas capacidades dos ilhavenses.

 

Pelo facto de partilhar a bola no ataque, o Illiabum quase sempre regista muitas assistências e este é um dos segredos para o bom desempenho obtido pela equipa até esta fase da temporada. “Podemos dizer que uma parte do sucesso da nossa equipa é baseada na boa seleção de tiros, o que faz com que as percentagens de lançamentos sejam melhores e nos dá mais probabilidades de ganhar.”

 

Em caso de vitória nos dois jogos deste fim-de-semana na ilha Terceira, o base ilhavense tem presente que esse facto poderá ditar, muito provavelmente, quem será o vencedor deste Grupo A do campeonato da Proliga. “É um fim de semana muito importante para o nosso grande objetivo deste ano. Estamos conscientes que não é um desafio fácil, e que para superar as dificuldades que nos vão ser colocadas temos que estar mais unidos que nunca. Mas temos também noção que ainda há muito campeonato pela frente.”

 

Sábado têm o primeiro desafio diante do AngraBasket. A equipa está focada nesse encontro e retirar a preponderância ofensiva do norte-americano da equipa adversária é para Carlos Cardoso uma boa estratégia para vencer no jogo o encontro. “Um jogo de cada vez, Jarvis Davis é a grande referência ofensiva do AngraBasket, retirar pontos a este jogador pode ser uma grande vantagem para chegar a vitória.”

 

O Illiabum já esta temporada defrontou o Terceira Basket, se bem que o jogo tenha sido em Ílhavo, e valeu o apuramento para os quartos-de-final da Taça de Portugal. E para o atleta ilhavense é redutor dizer que será um novo confronto entre o jogo exterior do Illiabum e o jogo interior do Terceira Basket. “Acho que as equipas vão tentar ‘anular’ os pontos fortes, o que vai tornar o jogo muito tático defensiva e ofensivamente, onde a consistência e o trabalho de equipa vão ser muito importantes.”

 

Frente a frente irão estar os dois melhores ataques da competição. Caso para dizer que quem estiver melhor no outro lado do campo reúne mais condições para vencer o encontro. “A defesa vai ser a grande chave para este encontro, ambas as equipas tem jogadores com muito talento individual, ou seja, quem defender melhor terá mais probabilidade de ganhar.”

 

O líder do Grupo A conhece bem o adversário, sabe o que será importante condicionar no ataque adversário, bem como quais os capítulos do jogo onde terá que ser forte de maneira a que o jogo decorra da forma que mais lhe convém. “O Terceira tem um cinco inicial muito forte com jogadores muito altos e atiradores, na minha opinião nós para vencer o encontro temos que elevar o ritmo do jogo e controlar a tabela defensiva.”

Atletas | Competições
1 MAR 2016

Mais Notícias