Oliveirense entra a vencer

A Oliveirense começou da melhor forma a 2ª fase da Liga Portuguesa de Basquetebol, já que a vitória alcançada em casa da rival Ovarense (70-62) permitiu ao conjunto de Oliveira de Azeméis reforçar o 3º lugar do Grupo A da competição.

Competições
27 FEV 2016

Depois de 20 minutos dominados pelos vareiros, a formação liderada por José Ricardo Neves anulou durante o 3º período a desvantagem trazida do 1º tempo e selou o triunfo na segunda metade do derradeiro quarto.

 

Os primeiros 5 minutos do encontro foram muito equilibrados, altura em que o marcador registava um empate a 10 pontos, mas um triplo de Fernando Neves deu o mote para um parcial de 7-0 favorável à equipa de Ovar (17-10). A Oliveirense respondeu nos três minutos finais do quarto, tendo sido Bricis, com um triplo, a dar inicio à recuperação da formação de Oliveira de Azeméis na parte final do período (17-19). Os vareiros mostravam-se eficazes no aproveitamento dos erros do adversário (9 pontos), ao passo que a Oliveirense levava vantagem clara na luta das tabelas (11/6) e beneficiava da sua boa presença no ressalto ofensivo (5).

 

No 2º quarto, a eficácia de lançamento das duas equipas decaiu, com Jaime Silva a ser a exceção nos lançamentos de longa distância. Dois triplos do extremo da Ovarense, já perto do intervalo, permitiram à equipa da casa abrir no marcador e terminar na frente ao intervalo com uma vantagem nos dois dígitos (36-25). A Oliveirense mostrou-se melhor na recuperação defensiva, continuou a levar a melhor na luta das tabelas (20/15), mas não acertava no cesto (29% de lançamentos de campo). A Ovarense mostrava-se muito mais assertiva a lançar ao cesto (48%), bem como passou a controlar melhor a sua tabela defensiva.

 

No recomeço da etapa complementar o jogo mudou de sentido, com os visitantes a conseguirem não só anular a desvantagem pontual, como também passar para o comando já bem perto do final do período (45-43). A Ovarense perdeu demasiadas bolas sem lançamento durante este período e duas bombas consecutivas por parte da Oliveirense voltaram a encostar a equipa no marcador (37-39). Os vareiros ainda subiram a diferença para 43-37, mas pagaram caro a fatura de não terem somado qualquer ponto nos últimos 3. 24 minutos do quarto.

 

A Ovarense apostou, sem grande sucesso, nos triplos no começo do 4º período como solução para regressar à liderança, mas só sensivelmente a meio do quarto Jaime Silva voltou a acertar de longa distância, reduzindo a diferença para quatro pontos (48-52). O poste da Oliveirense, Sergi Coll, respondeu de imediato na mesma moeda, para depois Bricis imitar o seu companheiro, sendo que a pouco mais de 3 minutos do final a Oliveirense já vencia por dez pontos (60-50). A Ovarense bem tentou reagir, mas sem conseguir colocar em perigo a liderança da formação de Oliveira de Azeméis.

 

A Oliveirense levou clara vantagem na luta das tabelas (46/28), sendo que 16 pontos foram conquistados na tabela da Ovarense, bem como esteve ligeiramente melhor da linha de 3 pontos (27% vs 21%) e no jogo interior (34 vs 28 pontos pintado).

 

No regresso a Ovar, Sergi Coll registou um duplo-duplo (16 pontos e 12 ressaltos), e a dupla composta por João Abreu (13 pontos, 5 ressaltos e 2 assistências) e Arturs Bricis (13 pontos e 4 ressaltos) esteve bem no jogo exterior da Oliveirense.

 

Jaime Silva, autor de 16 pontos, foi o melhor marcador da Ovarense, seguido de perto por Nick Novak (14 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências) e Raven Barber (12 pontos e 4 ressaltos).

Competições
27 FEV 2016

Mais Notícias