Jéssica e Joana campeãs

Depois de uma época em que somou 32 vitórias e apenas 6 derrotas (o seu melhor de sempre), a universidade onde estudam e jogam as duas portuguesas acabou por se sagrar campeã nacional da NAIA (2ª Divisão), nos Estados Unidos.

Atletas | Competições
22 MAR 2016

No último jogo a equipa derrotou a universidade de Oregon.

 

A Marian University, onde alinham duas portuguesas – Joana Soeiro e Jéssica Almeida – foi campeã nacional da NAIA (2ª Divisão), nos Estados Unidos, esta semana. A universidade, 9ª do ranking da competição, levou a melhor sobre Oregon (4ª), por 59-48, com as portuguesas a integrarem o cinco inicial deste jogo, como aliás aconteceu durante grande parte da época. Jéssica, em 31 minutos, somou 8 pontos, 2 ressaltos, 1 assistência e 2 desarmes de lançamento; Joana em 24 terminou com 4 pontos, 3 assistências, 1 roubo de bola e 1 desarme de lançamento. Trata-se do melhor desempenho de sempre da Marian University, que termina a época com um recorde de 32 vitórias e apenas 6 derrotas.

 

Ainda nos Estados Unidos, a Universidade de South Florida, onde estuda e joga Laura Ferreira, está a disputar o NCAA Tournment e começou com uma vitória, sobre Colorado, por 48-45, uma partida onde a portuguesa, em 40 minutos, somou 1 pontos, 5 ressaltos e 2 assistências.

 

Já Georgia Tech disputa o WNIT (Women National invitational Tournment) e na primeira partida que realizou levou a melhor sobre Mercer, por 73-56. Chelsea Guimarães jogou 4 minutos e capturou 1 ressalto.

 

Em Espanha, depois do desaire diante do Real Madrid na ronda anterior, o Andorra de Betinho voltou aos triunfos na Liga ACB, ao derrotar, fora de portas, o Manresa, por 74-61, na 24ª jornada do mais importante campeonato do país vizinho. O português foi uma vez mais titular e em 22 minutos ajudou com 5 pontos, 5 ressaltos e 1 assistência. A equipa ocupa a 11ª posição.

 

Na LEB Ouro, também em Espanha, o Palma perdeu em casa diante do Prat, por 74-68, na 26ª jornada da prova, e é 7º na geral. Cláudio Fonseca alinhou de início e em 18 minutos somou 5 pontos, 5 ressaltos, 1 assistência e 2 desarmes de lançamento.

 

Em França, o Caen de Filipe da Silva triunfou e já é 6º na Divisão NM1. A equipa de Filipe da Silva derrotou o Lourdes, por 98-72, com o base português, que foi titular, a ajudar com 4 pontos, 2 ressaltos, 9 assistências e 2 roubos de bola, em 27 minutos.

 

Nas senhoras, o Conquero levou a melhor sobre o Azkoitia, por 78-68, na 24ª jornada da Liga Feminina de Espanha. A equipa que já esta época conquistou a Taça da Rainha contou com os préstimos de Catarina Neves, que nos 34 minutos que esteve em campo contribuiu para a vitória com 8 pontos, 10 ressaltos, 5 assistências, 1 roubo de bola e 1 desarme de lançamento.

 

Nesta mesma competição, o Zamarat de Sofia Carolina (que não jogou) recebeu o CREF Hola de Maria João Correira e perdeu, por 69-64. Maria João foi suplente mas acabou por ter um bom desempenho na partida, pois em 29 minutos marcou 15 pontos, capturou 2 ressaltos e fez 1 roubo de bola.

 

No escalão inferior, a Liga Feminina 2, o Al-Qazares, líder da prova que já assegurou a presença na luta pela subida, perdeu na visita ao Leon, por 80-64, mas mantém-se no comando da tabela classificativa. Carla Nascimento, titular, em 39 minutos somou 5 pontos, 6 ressaltos e 1 assistência.

 

O Badajoz também não foi feliz este fim-de-semana. Visitou o GDKO Ibaizabal e perdeu, por 71-63, não obstante a boa exibição de Larisse Lima. Em 31 minutos a portuguesa somou 22 pontos, 7 ressaltos e 1 assistência.

 

O Adelantados, por sua vez, ganhou por um ponto. Foi frente ao Duran, por 65-64, uma partida onde Joana Ferreira, em 23 minutos, capturou 1 ressalto e distribuiu 1 assistência.

 

Em Itália, o Milano de Lavínia da Silva subiu à 3ª posição na divisão A2 depois de derrotar o Cagliari, fora, por 57-52, na 23ª ronda da competição. A portuguesa integrou o cinco inicial e em 35 minutos somou 12 pontos, 5 ressaltos e 2 roubos de bola.

Atletas | Competições
22 MAR 2016

Mais Notícias