SL Benfica é o primeiro finalista da Taça de Portugal

Depois de vencer o Vitória SC-Guimarães por 72-62, a equipa do Benfica foi a primeira a qualificar-se para a final da Taça de Portugal Masculina, garantindo assim, pelo quarto ano consecutivo, a presença no jogo decisivo desta competição.

Atletas | Competições
19 MAR 2016

 

Na primeira meia-final do dia, o SL Benfica (atual dententor do troféu) teve que suar para levar de vencida o Vitória SC-Guimarães, que durante algum tempo esteve na frente do marcador.

 

A partida começou sob o signo do equilíbrio, com alguns lançamentos falhados. A 04:50 do final do 1.º período, os vimaranenses encontravam-se em vantagem por 13-10, mas logo os encarnados reagiram, passando a vencer por 15-13, resultado com que terminou este quarto. Nos 10 minutos seguintes, o Benfica foi um conjunto algo apático, o que se refletiu em mais turnovers e num aumento da ineficácia, mas apesar disso o Vitória só recuperou dois pontos, indo ambas as equipas para os balneários empatadas a 38 pontos.

 

O início do 3.º período ainda se pautou por algum nivelamento, só que sensivelmente a meio deste quarto os campeões nacionais descolaram um pouco. A inspiração dos atletas do clube da Luz cresceu, com Jeremiah Wilson em destaque na luta das tabelas, ganhando vários ressaltos, ao passo que o Vitória se deixou um pouco ir abaixo. Por isso, não foi de estranhar que à entrada para o último período o Benfica estivesse em vantagem por 53-43.

 

A equipa da cidade-berço entrou a todo o gás para os 10 minutos finais, aproveitando uma fase de maior relaxe benfiquista. Com muita crença, os vitorianos reduziram mesmo distâncias para 57-59, mas logo de seguida deu-se o momento-chave: Carlos Andrade converteu um lançamento de dois pontos, ganhando ainda uma falta, o que motivaria uma falta técnica assinalada ao banco do Vitória. Com mais uma posse de bola, o Benfica voltou a faturar e assim praticamente consumou a passagem à final de amanhã, triunfando por 72-52.

 

Nas águias, em termos individuais, há a registar os 13 pontos de Carlos Andrade e o duplo-duplo de Jeremiah Wilson (12 pontos e 13 ressaltos), enquanto do lado minhoto Paulo Cunha (18 pontos e 8 ressaltos) e Ervin Kiley (18 pontos) foram os jogadores em destaque.

 

Sendo assim, o Benfica garante a sua quarta final consecutiva da Taça de Portugal Masculina, tendo conquistado as duas últimas edições.

Atletas | Competições
19 MAR 2016

Mais Notícias