SL Benfica resolve eliminatória na 1ª parte

O SL Benfica não deixou os seus créditos por mãos alheias e derrotou, de forma clara, o Illiabum por 100-54, marcando encontro no sábado, pelas 16h00, com a equipa de Guimarães na primeira meia-final.

Competições | FPB
18 MAR 2016

Esta sexta-feira jogam-se os restantes dois jogos dos quartos de final com o FC Porto a defrontar o FC Barreirense (19h00) e a Ovarense Dolce Vita e o Basquete de Barcelos a jogarem depois (21h00).

 

A segunda partida dos ¼ de final colocava frente a frente os líderes da LPB e da Proliga. Apesar do natural favoritismo do Benfica havia a curiosidade de saber o que o Illiabum, a fazer uma excelente época, conseguiria fazer.

 

A concentração benfiquista aliada a uma pouco conseguida entrada dos ilhavenses cedo “matou” o jogo. Depois de dois minutos de equilíbrio o Benfica acertou no ataque e não aproveitava o desacerto adversário para construir um resultado volumoso. No final dos primeiros 10 minutos o marcador já assinalava 35-16. E se o primeiro período foi avassalador, o segundo foi ainda mais duro para a equipa de Ricardo Vasconcelos que não se encontrava dentro de campo. Um parcial de 15-0 em cerca de 3 minutos a meio do período dava uma expressão de 40 pontos de vantagem e pouco mais havia a fazer quanto ao vencedor da partida. Ao intervalo estava praticamente tudo decidido com o Benfica a vencer por 66-25.

 

Os encarnados estiveram muito mais assertivos a lançar ao cesto (52% vs 35%), e quando as bola não entrava a presença dos jogadores benfiquistas na luta pelo ressalto fazia-se sentir (48/26), mesmo na tabela ofensiva (18). Ainda que tenha sido na exploração do jogo interior, pontos marcados no pintado, que o Benfica fez a diferença neste encontro, mostrando a sua natural superioridade nesta área do jogo (54 vs 18 pontos), perante um adversário que logicamente não tinha os mesmos argumentos.

 

O terceiro e quarto período permitiram que ambos os treinadores dessem minutos a todos os jogadores o que se refletiu na marcha do marcador e tornou a segunda parte mais equilibrada com o Benfica a abrandar no ataque. Os parciais dos 3º e 4º período (17-15 e 17-14) foram o espelho disso mesmo e o jogo fechava com um claro 100-54.

 

No entanto, os ilhavenses equilibraram nos tiros convertidos de longa distância (32% vs 36%), e contrariamente ao que é seu costume não levou a melhor no capitulo das assistências (15 vs 27). isto porque a oposição era maior, mérito para a defesa benfiquista, se bem que em algumas fases do jogo, os erros não forçados surgiram com alguma frequência, e a equipa de Ílhavo não conseguiu ter fluidez nos seus movimentos ofensivos.

 

A dupla composta por Nuno Oliveira (16 pontos, 3 ressaltos, 3 roubos de bola e 2 assistências) e Marko Loncovic (17 pontos, 7 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola) saltou muito bem do banco, contribuiu no total com 47 pontos, e acabou por ajudar a sentenciar bem cedo a eliminatória.

 

No Illiabum, nenhum atleta chegou à casa das dezenas, mas o duo formado por Rafael Wildner (9 pontos e 5 ressaltos), principal referencia interior do Illiabum, e Isaias Insaly (9 pontos e 5 ressaltos) ficou muito perto de o conseguir.

Competições | FPB
18 MAR 2016

Mais Notícias