Maia Basket bate Eléctrico

Na luta pela fuga ao último lugar do Grupo B da LPB, o Maia Basket conseguiu este sábado, em casa, um importante triunfo diante do Eléctrico FC (93-79).

Competições
12 MAR 2016

A boa eficácia dos maiatos nos lançamentos de curta e média distância, bem como o domínio exibido nas áreas próximas do cesto, ditaram o triunfo da formação da Maia. Embora só no 4º período o conjunto de Ponte de Sor tenha cedido em definitivo, já que nos primeiros três períodos, embora sempre com ascendente dos visitados, o jogo manteve-se sempre fechado.

 

A 1ª parte do encontro foi marcada por um ligeiro ascendente dos maiatos, sobretudo pelo facto de ter estado melhor nos minutos finais da mesma. Depois de ter estado na frente grande parte do tempo, o conjunto de Ponte de Sor chegou ao empate a 25 pontos já no decorrer do 2º período. A meio do quarto, o marcador registava um resultado idêntico, empate a 29 pontos, mas nos últimos 5 minutos a equipa da casa conseguiu fugir ligeiramente no resultado (45-37).

 

Sempre que foi possível os maiatos exploraram o contra-ataque (14 pontos), bem como tiraram partido do facto de terem estado muito certeiros nos lançamentos de curta e média distância (17/23 – 74%), que lhes valeu o domínio na área pintada (30 vs 16 pontos). O Eléctrico ainda assim conseguia manter o jogo fechado, sobretudo pelo bom aproveitamento revelado da linha de três pontos (5/10).

 

O inicio do 2º tempo não trouxe nada de novo ao jogo, já que foi a equipa da casa a liderar sempre a marcha do marcador, se bem que nunca tenha ultrapassado a marca das unidades. Os alentejanos chegaram a estar a perder por oito pontos (52-60), mas no final do quarto, embora continuassem atrás, tinham o jogo perfeitamente em aberto (58-63).

 

Mas um arranque em falso por parte dos forasteiros no quarto de todas as decisões, parcial de 4-14, colocava a equipa de Ponte de Sor numa situação bem mais complicada a meio do período (62-77). O Maia Basket na etapa complementar quase não perdeu eficácia a lançar de dois pontos (31/44 – 71%), algo que está diretamente ligado ao domínio absoluto dos maiatos na área pintada, onde conseguiram somar 60 pontos, bem superior aos 38 conseguidos pelo seu adversário.

 

Os 35 pontos vindos do banco foram igualmente importantes para o sucesso do Maia Basket, que teve em Mads Rasmussen (29 pontos, 9 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola) a sua principal figura do encontro. Paulo Diamantino, autor de 24 pontos e 3 ressaltos, foi referencia interior do ataque maiato.

 

A pontaria dos alentejanos, sem terem estado mal, decaiu no 2º tempo (9/23 – 39%), e nem o facto de terem conquistados mais ressaltos ofensivos (13 vs 9) e lances-livres (23 vs 13) valeu à equipa visitante. O base, Tiago Pinto (22 pontos, 2 ressaltos e 2 assistências), foi o melhor marcador do Eléctrico FC, num jogo em que Mário Neves somou um duplo-duplo (13 pontos e 11 ressaltos).

Competições
12 MAR 2016

Mais Notícias