Olivais vence no prolongamento

Houve muita emoção e incerteza quanto ao vencedor no jogo que colocou frente a frente, na ilha Terceira, as equipas do Boa Viagem e do Olivais/UrgiCentro-SAN.

Competições
9 ABR 2016

Já que só prolongamento a equipa de Coimbra conseguiu garantir a vitória (70-60), isto depois de as açorianas terem estado numa posição bastante favorável durante o 4º período de resolverem a partida a seu favor. Com este resultado positivo, as conimbricenses colocaram-se numa posição bastante mais favorável para poderem discutir um lugar de acesso ao playoff, ainda que tenham pela frente dois jogos complicados (União Sportiva e Quinta dos Lombos), e ambos na condição de visitantes.

 

Depois de ter dominado os minutos iniciais, a equipa de Coimbra viu-se ultrapassada no marcador já perto do final do 1º período (10-11), mas conseguiria dar a volta ao jogo até final do quarto (14-11). A vantagem aumentou com o decorrer do 2º período, e chegou à casa das dezenas à passagem do 17º minuto (24-14). A mesma diferença que se registava a 2.30 minutos do termo do 1º tempo (28-18), a que se seguiram cinco minutos sem que as olivanenses somassem qualquer ponto.

 

O Boa Viagem dava a volta ao marcador (30-28), como aumentou a diferença para cinco (36-31), a meio do período, depois de um triplo convertido por Sílvia Fortunato. À entrada do último período, as açorianas venciam por três pontos de diferença (43-40), uma diferença que chegaria aos dois dígitos (51-40) passados pouco mais de três minutos. O Olivais, paulatinamente, foi se aproximando no resultado, e consegue mesmo o empate a 51 segundos do fim. Jasmine Crew era a marcadora de serviço, e coloca as visitantes na frente quando faltavam jogar 8 segundos (59-57). Bastaram 4 segundos para que Kama Griffitts repusesse a igualdade e levasse o jogo para tempo extra.

 

Os dois primeiros minutos do prolongamento foram equilibrados, dois de vantagem para o Olivais (61-59), mas os problemas do Boa Viagem para fazer pontos mantiveram-se até final dos 5 minutos suplementares. As açorianas acabaram por marcar apenas um ponto, sofreram 10, hipotecando dessa forma a possibilidade de discutirem a vitória na parte final do prolongamento.

 

Apesar de ter dominado a luta das tabelas (46/36), o Boa Viagem cometeu mais turnovers (20 vs 11), que resultaram em 21 pontos favoráveis ao Olivais.

 

A equipa de Coimbra conseguiu 11 roubos de bola durante o encontro, e teve Jasmin Crew (39 pontos, 6 ressaltos e 3 assistências) inspiradíssima a atirar ao cesto. Brittany Hodges (13 pontos e 9 ressaltos) e Patrícia Simões (10 pontos e 6 ressaltos) estiveram igualmente a bom nível.

 

O trio formado por Kama Griffitts (16 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências), Merissa Quick (10 pontos e 11 ressaltos) e Aurea Mendes (14 pontos e 2 ressaltos) bem tentou que o resultado tivesse sido favorável à equipa do Boa Viagem.

 

Sportiva firme no 1º lugar

 

No outro jogo da ronda de sábado, as atuais campeãs nacionais bateram, em casa, o CDTorres Novas por 85-74. Depois de um grande equilbrio nos primeiros 6 minutos do encontro, altura em que as forasteiras venciam pela diferença minima (16-15), as açorianas tomaram conta do jogo. Ao intervalo, a vantagem das insulares já era de vinte pontos (51-31), tendo atingido o seu máximo já muito perto do meio do 3º período (66-37). A formação de Torres Novas não se deu por vencida, e um excelente 4º período (31-14) colocou a formação forasteira a sete pontos de distância (74-81) à entrada do último minuto. 

Competições
9 ABR 2016

Mais Notícias