“5 dias fantásticos, cheios de emoção e alegria”

No rescaldo da X Festa do Basquetebol Juvenil - Albufeira 2016, o GDG Basquetebol ouviu, na primeira pessoa, toda a emoção, brilho nos olhos e paixão que o Miguel Monteiro sente quando fala de basquetebol.

Associações | Atletas | Competições | FPB
8 ABR 2016

O Miguel Monteiro Lucas, com 13 anos, atleta dos Sub14 masculinos GDG/Conceito Família, não consegue trocar o basquetebol, os treinos e os jogos, por nada neste mundo (excluindo a família, como é óbvio).

 

Participaste, mais uma vez, na seleção distrital da AB Aveiro que, honrosa e orgulhosamente, se qualificou em 2º lugar na Festa do Basquetebol Juvenil 2016 no escalão de Sub 14 masculinos. O que é que faltou para ganharem o jogo da final frente à AB Porto?

Só uma correção, é a 1ª vez que integrei a seleção distrital de Aveiro pois sou iniciado de 1º ano…. sinceramente, o que nos faltou…a  estrelinha da sorte! Jogámos 3 vezes contra o Porto e vencemos os 3 jogos, somente à quarta é que o Porto nos ganhou e, azar dos azares, era o jogo da final. Perdemos o titulo mas ganhámos admiração de muitos/as, mostrando que éramos um grupo unido e coeso, e com bom basquetebol, fomos e somos orgulhosamente Aveiro!

 

Como é que avalias a tua prestação em Albufeira?

Sinceramente, acho que foi boa, mas não consigo avaliar a minha prestação sem pensar nos meus colegas porque todos fomos importantes para o resultado final. Posso dizer que lutei por cada bola como se fosse a última, tentei superar-me a todos os níveis e fiz tudo para ajudar a minha equipa a chegar o mais longe. Nunca desisti e acreditei em nós até ao último apito.

 

Contigo estiveram mais dois atletas do GDG Basquetebol: o Carlos Jesus e o Yosvani. Como é que foi a vossa presença, em conjunto, na seleção distrital?

Fiquei muito contente por ter mais 2 colegas da minha equipa, gostava de ter tido mais colegas do Gafanha a viver este momento comigo mas na seleção não tínhamos «equipas», mas sim uma equipa, éramos Aveiro e como conseguimos ter um grupo muito unido e solidário, onde todos se apoiavam, a adaptação foi muito fácil.

 

Apesar da tua idade és um “veterano”, um verdadeiro master, nas Festas do Basquetebol em Albufeira, seja pelo minibasquetebol, seja pela competição das seleções. Para quem nunca foi a qualquer Festa do Basquetebol Juvenil como é que podes descrever o que são estes cinco dias de muito basquetebol?

Correção novamente (risos e mais um puxão de orelhas para nós), foi a 1ª vez que participei na festas do basquetebol. Nos minis, íamos ao torneio do Imortal, onde participei 3 anos pelos sub-12 do Gafanha. Quantos às festas, tive a sorte de poder assistir e viver as festas 3 anos, sempre do lado de fora mas sempre com o sonho de uma dia estar no lado do campo e não na bancada. Este ano o sonho tornou-se realidade e o que dizer… são 5 dias fantásticos, cheios de emoção e alegria. Cinco dias em que respiramos basquetebol, muitos jogos, muita adrenalina. Risos, lágrimas, vitórias, derrotas, amizades e companheirismo, tudo isto em 5 dias…Adorei!!! Aconselho a todos que gostam do nosso desporto que no próximo ano façam parte desta festa do basquetebol. Eu tudo irei fazer para que no próximo ano possa repetir a experiência. São 5 dias que vão ficar na minha memória para sempre. Em jeito de conclusão e um “triplo no apito final”: “Queria agradecer a todos que me ajudam todos os dias a trabalhar para ser melhor.”

Associações | Atletas | Competições | FPB
8 ABR 2016

Mais Notícias