Portugueses lá fora

Resumo das prestações dos jogadores portugueses nos campeonatos internacionais.

Atletas | Competições
6 ABR 2016

Em Valladolid, o Fundacion Grupo Norte sucumbiu inesperadamente por esmagadores 42-78 frente ao BSR Ace Gran Canaria, depois de uma série de cinco vitórias consecutivas. Nada saiu bem aos comandados de Jose Antonio de Castro, muito permissivos na defesa face a atiradores temíveis como Juanjo Alonso e o internacional argentino Cristian Matias (31pts), e perdulários como nunca no ataque. O BSR Ace Gran Canaria, por seu turno, veio com a lição bem estudada, aplicando-se mais na defesa para evitar o poderio vallisoletano no “garrafão” e procurando diversificar as suas jogadas de ataque.Num jogo de absoluto desnorte para todos, o técnico de Valladolid lançou vários jogadores no final do segundo quarto, entre os quais Pedro Bártolo (8 minutos, 2 pts e 1 assistência), com o intuito de pressionar a saída de bola da equipa de Las Palmas e dar mobilidade ao ataque, o que não se viria a concretizar. O base luso viria a reentrar no terceiro tempo, quando, mas apesar de uma participação mais positiva com 2 pontos (1/2 lançamentos de 2) e de ter conferido maior dinamismo ofensivo, tal foi francamente insuficiente para contrariar uma derrota anunciada desde cedo.

Em Madrid, frente ao imbatível CD Ilunion, Hugo Lourenço exibiu-se a bom nível no seu papel improvisado de base, ao acumular 4 pontos, 12 assistências e 11 ressaltos. Se a balança já estaria desequilibrada à partida em virtude da qualidade dos madrilenos, as sucessivas contrariedades no agora curto plantel do CP Mideba tornaram o jogo numa mera formalidade (69-46).

Cláudio Batista e o Clinincas Rincón Amível de Málaga foram até ao país basco para enfrentar o Bilbao BSR, sem conseguir demonstrar argumentos para pôr termo ao pecúlio de serem a única equipa que não somou qualquer vitória nesta fase do título. Num jogo de sentido único, o Bilbao beneficiou de exibições inspiradas do internacional espanhol, Asier Garcia, e do internacional pelos EUA, Joshua Turek. Do lado dos malaguenhos destacaram-se Alvaro Mora, Jesus Romero e Jose Miguel Calderón, sendo que Cláudio Batista, poste português, atuou 10 minutos, com a sua presença  anão contribuiir para alterar o curso dos acontecimentos.

Na 2ª divisão, o Servigest Burgos perdeu a invencibilidade ao sair derrotado do embate com o Caja Vital Zuzenak por 42-44. Desta feita, Márcio Dias não esteve no patamar exibicional a que habituou os adeptos da modalidade, o que se reflectiu no marcador. Quanto ao outro português em campo, o experiente base Hélder da Silva, teve uma participação positiva, com 8 pontos, 2 ressaltos e 2 assistências. Apesar da derrota, o Servigest Burgos qualificou-se em primeiro lugar para o play-off, onde tentará o apuramento para a final four contra o Unes FC Barcelona, 3º classificado do grupo este.

Já em Itália, o SS Lazio Il Gioco del Lotto voltou a vencer sem dificuldades o INAIL Olympic Basket Trapani, agora por 87-36, na 2ª mão dos quartos de final do play-off da Série B italiana, arrebatando um lugar nas meias-finais (total de 176-69). O poste Ismael de Sousa contribuiu para esta volumosa vitória com 9 pontos. Os romanos irão agora lutar com o PDM Treviso a 9 e 16 de Abril por um lugar na final e na Série A.

Por último, em França, o Meylan Grenoble de Nuno Neves perdeu por inequívocos 46-76 frente ao líder Hyeres, equipa que não consentiu qualquer derrota doméstica e que há sensivelmente um mês, na Euroliga 1, foi superada por escassos 11 pontos pelo vice-campeão da Europa, CD Ilunion.

 

 

 

 

 

 

 

Atletas | Competições
6 ABR 2016

Mais Notícias