Vitória isola-se

Ao vencer fora de casa o Maia Basket por 76-64, o Vitória isolou-se no comando do Grupo B da Liga Portuguesa de Basquetebol, já que continua a ser a equipa com menor número de derrotas (3).

Competições
6 ABR 2016

Os comandados de Fernando Sá cedo tomaram a dianteira do jogo, nunca permitindo que o adversário conseguisse voltar à liderança. O Maia Basket chegou a ameaçar o comando na parte final do 3º período, mas um inicio de derradeiro quarto muito positivo por parte do Vitória resolveu em definitivo o desfecho do encontro.

 

A boa eficácia dos vimaranenses durante o 1º período, parcial de 7-0 a abrir o jogo, especialmente nos tiros de curta e média distância (7/10), fez a diferença no marcador, com os comandados de Fernando Sá a conseguirem uma vantagem na casa das dezenas (25-13). Os maiatos não controlaram bem a posse de bola (6 turnovers), bem como não estiveram muito certeiros a atirar ao cesto.

 

O domínio da equipa da casa nos pontos somados nas áreas próximas do cesto acentuou-se até ao intervalo, dobrou a pontuação do adversário (20 vs 10 pontos), tendo contribuído para que o 2º período tivesse sido mais equilibrado. Apesar de ter conseguido reduzir distância na frente do marcador, foi a equipa do Vitória a ir para os balneários no comando do jogo (41-33). Os minhotos continuavam muito eficientes nos lançamentos de 2 pontos (10/16 – 63%), e perdia menos bolas no ataque (5 vs 10 turnovers).

 

Mesmo continuando a ter posses de bola sem lançar ao cesto, o Maia Basket foi capaz de manter o jogo fechado durante o 3º período, chegou a estar a três pontos (46-49), acabando mesmo a perder por sete pontos de diferença (48-55). O Vitória continuou a tirar partido dos erros dos maiatos, 14 pontos nesta altura do encontro, equilibrou o jogo no pintado, e manteve o contra-ataque como arma ofensiva.

 

A formação de Guimarães começou o 4º período com seis pontos sem resposta (61-48), e um triplo de Quintino aumentava ainda mais a diferença pontual a meio do período (68-54). Nos 5 minutos finais, os triplos de Balseiro ajudaram o Vitória a manter a vantagem, isto apesar de todos os esforços da equipa da casa.

 

João Balseiro, autor de 19 pontos, foi o mais concretizador na equipa do Vitória, seguido de perto por Ervin Kiley (15 pontos, 6 ressaltos e 3 assistências). Rui Quintino (10 pontos, 7 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola) acabou por fazer um jogo interessante e muito completo.

 

Paulo Diamantino foi o melhor marcador do encontro com 20 pontos, a que juntou 7 ressaltos, contribuindo decisivamente para que o Maia Basket tivesse ascendente na luta das tabelas (36-32) e nos pontos somados na área restritiva (34 vs 30 pontos).

Competições
6 ABR 2016

Mais Notícias